Com apoio da torcida, Vôlei Renata vence clássico brasileiro no Mundial de Clubes
Competição no Mangueirinho, em Belém, é organizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com o apoio do Governo do Pará
No clássico brasileiro do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, o Vôlei Renata, de Campinas (SP), venceu o Praia Clube, de Uberlândia (MG), por 3 sets a 1, em partida válida pela segunda rodada do Grupo A. O confronto aconteceu na noite desta quarta-feira (17), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém.
Com forte presença nas arquibancadas, a torcida campineira cantou e vibrou a cada lance, empurrando a equipe durante toda a partida. O evento é organizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
As parciais da vitória do time de Campinas foram 25/22, 25/19, 22/25 e 25/23. Após o confronto, o central do Vôlei Renata, Witallo Oliveira, destacou a animação do público e elogiou a estrutura da arena.
“O pessoal aqui é muito animado, estou gostando bastante. A sensação é muito boa, a torcida joga junto com a gente, os caras torcendo e gritando ajudam ainda mais a gente a crescer na partida. A arena é boa, bonita e, principalmente, climatizada”, afirmou o atleta.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou a importância de o Pará sediar uma competição internacional e destacou o legado para o esporte local.
“Receber o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino no Pará é motivo de muito orgulho. É um evento de alto nível, que movimenta a economia, valoriza nossos espaços esportivos e inspira nossos jovens atletas. O Mangueirinho está preparado para grandes eventos, e o público paraense tem mostrado que ama o esporte”, destacou o secretário.
A jovem atleta de vôlei Gabriele Ferreira, do município de Santa Maria do Pará, falou emocionada sobre a experiência de assistir ao jogo e o contato com os jogadores.
“Estou feliz de estar aqui. Eu também jogo voleibol, sou líbero, consegui tirar foto com o Lukinha, com todos eles, e ainda consegui autógrafos. Foi um jogo complicado em alguns momentos, achei que iria para o tie-break, como o jogo de ontem, mas foi muito bom. Estou muito feliz com essa experiência”, destacou.
Próximos jogos – quinta-feira (18)
10h – Cruzeiro x Perugia
13h – Asswehly x Osaka
17h – Praia Clube x Zawiercie
20h30 – Vôlei Renata/Campinas x Al-Rayyan
Formato da competição
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025 é disputado em dois grupos, com quatro equipes cada. As partidas da fase inicial acontecem em sistema de pontos corridos até quinta-feira (18). Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais.
Grupos da competição
Grupo A
Vôlei Renata/Campinas (Brasil)
Praia Clube (Brasil)
Al-Rayyan (Catar)
Warta Zawiercie (Polônia)
Grupo B
Sada Cruzeiro (Brasil)
Perugia (Itália)
Osaka Bluteon (Japão)
Asswehly (Líbia)
Fase final
20 de dezembro
13h – Semifinal 1: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
16h30 – Semifinal 2: 2º do Grupo A x 1º do Grupo B
21 de dezembro
15h – Disputa do terceiro lugar
18h30 – Final
