Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E CIDADANIA

Em Ulianópolis, Governo do Pará entrega nova Ciretran e CNH gratuita

Com capacidade para até 100 atendimentos por dia, a Ciretran agiliza os serviços. Governo também contemplou beneficiários do Programa CNH Pai D’Égua.

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
16/12/2025 18h08
Governador Helder Barbalho e vice-governadora Hana Ghassan com outras autoridades e moradores do município

O Governo do Pará entregou na manhã desta terça-feira (16) a nova Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ulianópolis, no sudeste paraense, ampliando o acesso da população aos serviços de trânsito e fortalecendo a política de descentralização do atendimento. Também foram entregues Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) a beneficiários do Programa CNH Pai D’Égua, iniciativa que promove inclusão social e geração de oportunidades.

A cerimônia contou com as presenças do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e da diretora-geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Renata Coelho, marcando um momento histórico para o município, que passa a contar, pela primeira vez, com uma Ciretran - localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 1.621, no Bairro Caminho das Árvores.

Helder Barbalho destacou a importância de garantir que os serviços de trânsito estejam mais próximos da população. “Estamos entregando a Ciretran em Ulianópolis para que as pessoas não precisem mais se deslocar para outros municípios. Agora, será possível tirar a carteira de motorista, licenciar e vistoriar veículos aqui mesmo. Também seguimos fortalecendo o Programa CNH Pai D’Égua, garantindo habilitação gratuita para trabalhadores e trabalhadoras, gerando oportunidade e renda”, afirmou o governador.

Hana Ghassan também ressaltou o impacto social da iniciativa, e a necessidade de fortalecer a presença do Estado em municípios em crescimento. “Inauguramos a Ciretran de Ulianópolis para garantir atendimento a todos e todas, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. Com o crescimento da cidade, torna-se imprescindível o fortalecimento dos órgãos públicos do Estado. Parabenizo a diretora-geral Renata Coelho não apenas pela entrega desta unidade, mas também pela concessão das CNHs gratuitas, que representam a realização de um sonho e a oportunidade de crescimento, desenvolvimento e geração de emprego e renda para muitas famílias”, destacou a vice-governadora.

Ciretran se tornou necessária diante do desenvolvimento econômico de Ulianópolis

Economia e alta demanda - Situado a cerca de 400 quilômetros de Belém, Ulianópolis tem forte vocação econômica para o agronegócio, com destaque para a cadeia sucroalcooleira, o que lhe garantiu o título de "Capital do Açúcar no Pará". A intensa atividade produtiva gera grande circulação de veículos, transporte de cargas e demanda permanente por serviços de trânsito, tornando estratégica a implantação de uma Ciretran no município.

O Estado entregou uma Ciretran do tipo B, estruturada para atender serviços de habilitação e veículos, incluindo vistoria veicular, etapa fundamental para processos de transferência, licenciamento e controle da frota. Antes da implantação da unidade, os moradores precisavam se deslocar para outros municípios, até mesmo para a capital, a fim de resolver demandas básicas, o que gerava custos, desgaste e perda de tempo.

A estrutura da Ciretran conta com mobiliário moderno, sistema de refrigeração renovado e completa adequação das redes elétrica e lógica, além de paisagismo, atendendo aos padrões técnicos do Detran. O espaço dispõe de seis guichês de atendimento para serviços de veículos, habilitação e entrega de documentos, além de totens de autoatendimento, que permitem a consulta de serviços e o parcelamento de débitos, ampliando a autonomia do cidadão e reduzindo o tempo de espera.

Estrutura para atender demandas da população no próprio município

A unidade tem capacidade para realizar, em média, até 100 atendimentos por dia, contemplando demandas de habilitação, veículos e vistoria, ampliando o acesso da população aos serviços de trânsito e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros municípios.

Renata Coelho ressaltou que a nova unidade fortalece a presença do órgão no interior do Estado. “Ulianópolis passa a contar com uma Ciretran moderna, equipada e preparada para atender às demandas de habilitação, veículos e vistoria. É um investimento que traz mais eficiência, segurança e comodidade para a população”, afirmou a diretora-geral do Detran.

Helder Barbalho ao lado de beneficiários do CNH Pai D’Égua

Inclusão social - Moradores de Ulianópolis também foram contemplados com a entrega de CNHs do Programa CNH Pai D’Égua, iniciativa do Governo do Pará que garante a primeira habilitação totalmente gratuita a pessoas em vulnerabilidade social. O Programa cobre todas as etapas do processo, incluindo taxas, exames, aulas teóricas e práticas, promovendo inclusão social, cidadania e acesso ao mercado de trabalho.

Entre os beneficiários está Amanda Soeiro, 31 anos, que tem três filhos. Ela precisou se afastar do mercado de trabalho para se dedicar integralmente à família, especialmente ao cuidado do filho mais velho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Amanda soube do Programa pelas redes sociais, e descreveu o processo como uma experiência emocionante. “Eu não esperava ter essa oportunidade. Fiz as provas, estudei bastante e fui aprovada. Foi um desafio, mas, graças a Deus, deu tudo certo. A CNH é o primeiro passo para realizar o sonho de ter um veículo, que vai me ajudar principalmente nas necessidades dos meus filhos, no transporte para consultas e compromissos”, disse.

Para outras pessoas que almejam a habilitação, Amanda Soeiro orientou que “persistam nos seus sonhos e aproveitem essa oportunidade. Conquistar a CNH de forma gratuita é uma grande realização. Hoje, me sinto muito feliz, emocionada e grata a Deus e ao governador por essa oportunidade”.

Texto: Brendo Freitas- Ascom/Detran