Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Seju realiza curso de atualização de currículo para inserção no mercado de trabalho

Ação integra o projeto Start Cidadania e promove orientação prática e reforço para cidadãos aproveitarem oportunidades profissionais

Por Igor Oliveira (SEJU)
15/12/2025 13h47
Curso de elaboração de currículo profissional aconteceu da sede na Secretaria de Justiça (Seju) nesta segunda-feira (15)

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, nesta segunda (15), em Belém, um curso de elaboração de currículo profissional voltado para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. A ação faz parte do projeto Start Cidadania, que promove orientação a jovens buscando o primeiro emprego, trabalhadores em busca de reintegração e cidadãos em situação de vulnerabilidade. 

Durante o curso, foram realizadas atividades como conversa orientada, dinâmicas participativas, práticas em plataformas virtuais de emprego, exemplos reais de currículos e orientações personalizadas. A metodologia buscou promover um aprendizado interativo e adequado às necessidades de cada participante.

Secretário de Justiça, Evandro Garla, conversa com os participantes do curso

Na ocasião, o secretário de Justiça, Evandro Garla, conversou com o público sobre a importância de compreender o que o mercado espera de profissionais. “A maneira como você apresenta o seu currículo e organiza as informações é importante. Seja no papel, no formato virtual ou somente verbal, o jeito de se comportar e falar das próprias competências é fundamental nesse processo”, afirmou.

Entre os participantes da ação estava Márcio Mendes, de 25 anos, buscando atualizar conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho. “Achei especialmente interessante a parte sobre o que não colocar no currículo, porque agora vejo que estava fazendo do jeito não recomendado. Foi bem importante”, observando que vai voltar em outras atividades do projeto.

A coordenadora de Cidadania da Seju, Carol Lobato, explicou que o projeto Start Cidadania visa ampliar o trabalho já realizado pela Secretaria na área de documentação básica, oferecendo agora orientação prática e apoio para que as pessoas possam avançar em suas oportunidades profissionais. “A ideia é que, por meio dessa iniciativa, as pessoas tenham apoio quando começarem um novo ciclo no mercado de trabalho, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”.

As próximas etapas do projeto incluem cursos voltados para preparação profissional, incluindo simulação de entrevistas de emprego, orientações para os primeiros dias no local de trabalho e desenvolvimento de habilidades de comunicação e comportamento profissional, visando aumentar a confiança e a adaptação dos participantes ao mercado.