Ação conjunta leva alegria e acolhimento natalino a crianças atendidas na Santa Casa
Celebração realizada pela Fundação ParáPaz, Santa Casa e Seduc ofereceu atividades lúdicas, distribuição de brinquedos e apoio emocional às famílias
O Natal chegou mais cedo para 50 crianças durante a festinha realizada na pracinha central da Santa Casa, em Belém. A celebração, que ocorreu na sexta-feira (12), reuniu crianças atendidas tanto pelo Centro de Atendimento Integrado ParáPaz Santa Casa (CAI) quanto pelo ambulatório pediátrico do órgão.
Muitas crianças e suas famílias estão passando por momentos de fragilidade, por isso esta comemoração funciona como um alívio emocional em meio às rotinas de acompanhamento e tratamento, como explicou a psicóloga Camila Corrêa.
“É um gesto importante para acolher essas famílias, seja por um motivo de saúde ou por terem sido vítimas de violência. Quando a gente cria um ambiente seguro, afetuoso, elas sentem que aqui é um lugar onde realmente podem confiar, se sentir confortáveis”, frisou.
Além da visita da Mamãe e do Papai Noel, que entregaram brinquedos, outros personagens infantis também participaram, brincando e interagindo com as crianças. A programação teve ainda sorteio de brindes, entrega de cestas básicas para as famílias e uma apresentação especial do coral Saúde e Vida da Santa Casa.
A coordenadora da ParáPaz, Luciene Moura, complementou que a festa nasceu da necessidade de oferecer um pouco de leveza a quem enfrenta dias mais difíceis. É o que acontece com I.G., mãe de uma menina de onze anos que acompanhou a festa. Ela conta que o momento trouxe alegria para a filha, que faz acompanhamento há muito tempo. “É uma distração muito boa pra ela. Sempre fomos muito bem recebidas aqui e ver como ela evoluiu desde que começou o tratamento me deixa muito grata”, enfatizou.
A pedagoga Rosilene Gonçalves, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa do Pará, explicou que a festinha é apenas uma das ações programadas para este mês dentro do hospital. “As programações seguem durante o mês de dezembro para abranger todas as crianças atendidas, desde as que estão em atendimento ambulatorial até as que estão internadas nas enfermarias e UTI’s pediátricas”.
O evento foi desenvolvido em parceria entre Fundação ParáPaz, Fundação Santa Casa e a Classe Hospitalar da Secretaria de Educação (Seduc).
Com informações e fotos de Mateus Ferreira (ParáPaz).
