Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Fundação Cultural entrega Selo 'Parceiro da Cultura' a empresas apoiadoras do Semear

Cerimônia no Teatro Margarida Schivasappa reuniu artistas, empresários e produtores culturais de diversas regiões do Pará, em celebração ao incentivo às manifestações artísticas

Por Helena Saria (FCP)
12/12/2025 16h49
Contemplados com o Selo Parceiro da Cultura ao lado de Ursula Vidal e Thiago Miranda

A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou, na noite de quinta-feira (11), o Selo Parceiro da Cultura para 11 empresas que apoiaram projetos culturais ao longo de 2025, por meio do Programa de Incentivo Semear. A cerimônia, realizada no Teatro Margarida Schivasappa, no prédio-sede da FCP, reuniu artistas, empresários e produtores culturais de diferentes regiões do Estado, e contou com apresentações de Joelma Klaudia, Arraial do Pavulagem, Azuliteral e Grupo Nosso Tom.

Apresentação do Arraial do Pavulagem

O reconhecimento marca o compromisso das empresas com o fomento à arte e à cultura no Pará. Em 2025, o "Semear" investiu cerca de R$ 30 milhões na produção artística e cultural, possibilitando a realização de 138 projetos, em diversos segmentos e linguagens. A diversidade das propostas contempladas reforça o papel do Programa na valorização do patrimônio cultural e no incentivo a novas formas de expressão artística.

Jorge Torres: atual gestão faz a diferença

Durante o evento, o produtor cultural Jorge Torres destacou a relevância do incentivo do Governo do Pará ao setor. “Essa gestão realmente está fazendo uma grande diferença para todos nós, do setor cultural. Ela está sendo um diferencial, uma virada de chave. O Programa Semear é fundamental para quem quer trabalhar com a área cultural, porque vem atender uma demanda que temos, fornecendo o recurso necessário para que possamos continuar preservando nossa cultura”, afirmou.

Cantora Joelma Klaudia: 'Semear é vital'

A cantora Joelma Klaudia, idealizadora do Fecant (Festival Canção da Transamazônica), ressaltou o impacto do "Semear" para a manutenção do Festival. “O Programa Semear, na minha vida, e para o Fecant, é vital. É o nosso batimento cardíaco, é o sangue circulando nas nossas veias, nos nossos rios. O Fecant já existe há 11 anos, e em todas as edições tivemos o apoio do 'Semear'. A cada ano, o projeto só melhora”, disse a artista.

Ursula Vidal, Secretária de Estado da Cultura

Força e saberes regionais - A secretária de estado de Cultura, Ursula Vidal, destacou que a política cultural do Pará se baseia na valorização dos saberes tradicionais e na força dos produtores culturais. “Nós seguimos uma estratégia de desenvolvimento que começa com quem pensa, produz, mantém tradições. Valorizamos aquele mestre de cultura, aquela biblioteca viva que aprende com a terra, com os ciclos da natureza e com seus ancestrais. Também apoiamos produtoras e produtores que movimentam a economia da leitura e da arte, fortalecendo grandes eventos que têm papel importante no fomento ao turismo e à economia”, reiterou.

Thiago Miranda: comemoração de grande vitória

O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, ressaltou a importância os resultados alcançados. “Estamos comemorando uma grande vitória. Neste ano alcançamos cerca de R$ 30 milhões investidos no fomento à cultura do nosso Estado”, afirmou.

O Selo Parceiro da Cultura reforça o compromisso entre setor público e iniciativa privada na promoção de ações culturais que fortalecem a identidade, a economia criativa e a circulação de artistas e projetos no Pará.