Polícia Civil prende três homens e recupera transformadores furtados em Marabá
Operação “Equi-cobre” combate receptação de equipamentos elétricos e reforça fiscalização em ferros-velhos e pontos de reciclagem na região
A Polícia Civil do Pará, através da Seccional Urbana de Marabá, deflagrou a operação “Equi-cobre” e efetuou a prisão em flagrante de três homens pelo crime de receptação qualificada em crimes de infraestrutura. A ação policial ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) e contou com o apoio técnico da concessionária de energia.
A operação teve por finalidade combater o furto e receptação de cabos de cobre, transformadores e outros equipamentos utilizados no sistema elétrico na região. As equipes concentraram as fiscalizações em ferros-velhos, pontos de reciclagem e estabelecimentos que comercializam equipamentos elétricos usados. Dois transformadores de grande porte foram encontrados, apreendidos e restituídos à concessionária de energia.
“As nossas equipes atuaram para reprimir a subtração e o comércio de transformadores e dos componentes utilizados nesses equipamentos em Marabá. Recentemente, houve um endurecimento das penas para quem pratica esse tipo de crime, que passaram de um a quatro anos para três a oito anos. Nesses casos, não cabe fiança pela autoridade policial e o autuado permanece preso até audiência de custódia”, explicou o delegado Rodrigo Gonçalves Graças, responsável pela operação.
Um dos transformadores estava em um estabelecimento situado na Folha 35, no Núcleo Nova Marabá. O equipamento deveria estar no pátio operacional da concessionária, em Tucuruí. O outro transformador estava em outra empresa, localizada no bairro das Laranjeiras.
“Os suspeitos foram encaminhados até a unidade policial para a lavratura dos procedimentos legais cabíveis, onde permanecerão à disposição do poder Judiciário. Denúncias sobre objetos roubados ou furtados podem ser feitas de forma anônima para o número 181. A ligação é gratuita”, finalizou o delegado.
Texto de Rebeca Reis, estagiária sob supervisão de Jeniffer Terra (Ascom PC)
