Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Alepa recebe edição do Papo Previdenciário e reforça educação para aposentadoria entre servidores

Iniciativa do Igepps promove esclarecimentos sobre regras previdenciárias, planejamento financeiro e preparação para uma aposentadoria segura

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
12/12/2025 15h25

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu, nesta sexta-feira (12), mais uma edição do Papo Previdenciário, iniciativa que evidencia o papel essencial do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social  (Igepps) na promoção da educação previdenciária entre os servidores públicos estaduais. 

O encontro reuniu servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que acompanharam uma programação voltada ao esclarecimento de dúvidas e ao fortalecimento do planejamento para a aposentadoria.

Ivanilde Feitosa é servidora da Alepa e tirou dúvidas

A analista legislativa da Alepa, Ivanilde Feitosa, 63 anos, aproveitou para tirar dúvidas sobre uma nova fase da vida que se aproxima. "Foi um papo esclarecedor, já que estou quase entrando para aposentadoria. É necessário tomar ciência sobre como se preparar para esse momento", disse Ivanilde.

A técnica previdenciária do Igepps, Marcella Takeshita, conduziu a palestra sobre preparação psicossocial para a aposentadoria, envelhecimento ativo e noções de educação financeira. Ela destacou que o Igepps tem investido em ações que vão além do aspecto técnico.

“O instituto tem uma visão humanizada da previdência. Quando falamos de aposentadoria, estamos falando de vida, de novos propósitos. Por isso, abordamos saúde emocional, organização financeira e projetos pessoais, para que o servidor se prepare de maneira completa”, explicou Takeshita.

Marcella Takeshita falou sobre preparação psicossocial para a aposentadoria, entre outros temas

A técnica previdenciária Luísa Porto apresentou, de forma detalhada, as regras de aposentadoria, o abono de permanência e os critérios de contribuição previdenciária, reforçando a importância da orientação contínua.

“O Igepps tem o compromisso de esclarecer, atualizar e orientar. Quanto mais o servidor entende as normas, mais preparado ele está para tomar decisões ao longo da carreira. No Papo Previdenciário, a gente explica sobre a expectativa de idade para uma aposentadoria, quanto tempo de contribuição e quais são as outras alternativas no pós-aposentadoria”, enfatizou Porto.

Luísa Porto apresentou para os servidores as regras de aposentadoria

Com formato participativo e espaço aberto para perguntas, o Papo Previdenciário evidencia a atuação estratégica do Igepps em promover um serviço público mais informado e preparado para o futuro. 

"É um evento muito importante e necessário. Aqui aprendemos a necessidade do planejamento para uma aposentadoria mais tranquila e segura”, ressaltou a servidora do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Lígia Chaves, de 46 anos. 

O presidente do Igepps, Washington Albuquerque, ressaltou que ações como essa são fundamentais para ampliar a compreensão dos servidores sobre seus direitos e responsabilidades.

“A missão do Igepps é garantir informação de qualidade e fortalecer a cultura previdenciária no serviço público. O Papo Previdenciário aproxima o instituto dos servidores e permite que cada um tenha clareza sobre seu futuro funcional. Essa transparência é essencial para que o sistema previdenciário seja sustentável e seguro para todos”, afirmou Albuquerque.

A proposta do Igepps é levar a iniciativa aos diferentes órgãos do Estado, ampliando o acesso dos servidores públicos à informação sobre como se preparar para a inatividade, além de fortalecer a política previdenciária.