Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPERIÊNCIA

Com gastronomia e artesanato, Parque da Cidade amplia experiências ao público

Centro Gastronômico e prédio de Economia Criativa reúnem opções de comidas e produtos feitos por empreendedores locais

Por Amanda Engelke (SECULT)
12/12/2025 10h21
Pedagoga Adriele Machado Corrêa e filhos em passeio no Parque da Cidade, que ganha novas opções de lazer e gastronomia

Desde a reabertura ao público, além das atrações do Natal Encantado, passear pelo Parque da Cidade, em Belém, ganhou novos sabores e experiências, com opções para comer no local e levar para casa produtos feitos por empreendedores locais. A novidade está nos prédios do Centro Gastronômico e do prédio de Economia Criativa, dois novos espaços entregues que passaram a integrar as opções do Parque, no bairro do Souza, em Belém.

Os dois novos equipamentos estão localizados em pontos estratégicos do Parque, próximos aos portões de entrada, e concentram opções de alimentação e de produtos artesanais produzidos por empreendedores locais. A proposta é ampliar a experiência dos visitantes, que agora podem consumir produtos de qualidade, produzidos pelas mãos de quem conhece a cozinha paraense, além disso, o público ainda desfruta das áreas de lazer.

Centros de gastronomia e economia criativa melhoram experiência do público no Parque da Cidade em Belém

O prédio de Economia Criativa reúne 36 expositores, com produtos que vão de biojoias a cosméticos naturais, velas aromáticas e os tradicionais banhos de cheiro, sob curadoria do Sebrae Pará. Já o Centro Gastronômico conta com 35 empreendedores, sendo 30 em quiosques no térreo e cinco em restaurantes no segundo pavimento, que oferecem diferentes opções de sobremesas, pratos quentes e sabores regionais, sob curadoria da Coca-Cola.

O Centro Gastronômico fica próximo aos portões P14 e P15, na Avenida Júlio César, e funciona de terça a domingo, das 15h às 22h, e às segundas-feiras, das 18h às 22h. Já o prédio de Economia Criativa fica próximo à Avenida Senador Lemos, com entrada pelo portão P9, e funcionamento de terça a domingo, das 17h às 22h, e às segundas-feiras, das 18h às 22h. A distribuição dos espaços facilita o acesso do público e estimula a circulação pelo parque.

Novos equipamentos estão integrados à programação da temporada do Natal Encantado 2025

O início do funcionamento dos novos equipamentos ocorreu, no último sábado (6), durante a reabertura do Parque da Cidade, que também marcou o começo da temporada do Natal Encantado, programação que transforma o espaço em uma vila natalina para as celebrações tradicionais de Natal. Durante esse período, os empreendedores apostam em promoções para cativar os consumidores e destacam os produtos como uma opção para presentear amigos e familiares.

Ana Maria trabalha com essências da região em perfumes e derivados e está pronta para receber os visitantes

Do artesanato à gastronomia

Ana Maria, conhecida como Ana do Cheiro, nome que batiza sua marca, é uma das empreendedoras que ocupam o Centro Gastronômico com produtos regionais. Ela trabalha há mais de quarenta anos com essências da região em perfumes e derivados. Antes, presente em outros espaços públicos, ela agora exibe seu trabalho em um dos estandes do centro para centenas de visitantes que passam todos os dias pelo Parque da Cidade.

“O público que chegar aqui vai ver produtos feitos com a nossa matéria-prima e com tudo que é extraído da nossa região. Aqui você pode encontrar o trabalho artesanal de empreendedores locais e a gente fica realizado em saber que o nosso estado é rico. Queremos mostrar um pouco do nosso artesanato e da nossa cultura, e até mesmo a nossa força de vontade de trabalhar”, celebra Ana Maria.

A empreendedora também convida o público. “Nós estamos aqui realizando um sonho e queríamos convidar a população para conhecer esse espaço que está aberto ao público. Temos não só o cheiro do Pará, mas também biojoias, cerâmicas, perfumes, sabonetes e muitos outros produtos”, acrescenta.

O empreendedor Tiago Costa, que trabalha com biojoias no mesmo espaço, enfatiza a importância do centro, sobretudo neste período festivo. Segundo ele, o novo equipamento proporciona visibilidade e um ponto físico especial para as vendas de fim de ano. Seus produtos utilizam materiais da bioeconomia, como sementes e fibras amazônicas.

“Nós estamos há cinco anos no mercado, desde 2021, e trabalhamos com biojoias feitas a partir de sementes, caroço de açaí, fibra de buriti, miriti, entre outros materiais. Esse fim de semana foi incrível. Durante a semana o movimento é mais tranquilo, mas no fim de semana foi ótimo para nós”, reforça Costa.

Empreendedora, Ana Cláudia Silva: "Esse espaço de visibilidade é importante para vários empreendedores"

Além do artesanato, a área dedicada à alimentação também tem atraído o público. A empreendedora Ana Cláudia vende crepes em um dos quiosques do térreo do Centro Gastronômico e destaca o potencial do espaço como vitrine para pequenos negócios. “Esse espaço de visibilidade é importante para vários empreendedores. Eu quis muito estar aqui pela oportunidade de mostrar o meu produto e o meu trabalho”, afirma.

Satisfação

Entre os visitantes, a estudante de pedagogia Adrielle Corrêa aproveitou um passeio com os filhos e relata surpresa com a diversidade de produtos da Feira Criativa. Ela ainda não conhecia o espaço, mas já planeja o retorno para visitar também o Centro Gastronômico e aproveitar um dia de lazer.

“Estou gostando bastante da experiência. A vendedora me explicou que as velas aromáticas são feitas artesanalmente e contou um pouco da história do Pará. Achei muito interessante”, relata.

Funcionamento do Parque da Cidade

Terça a domingo - 8h às 22h 
Segundas - 18h às 22h

Economia Criativa 
Terça a domingo - 17h às 22h
Segunda-feira - 18h às 22h

Centro Gastronômico
Terça a domingo - 15h às 22h 
Segunda-feira - 18h às 22h 

Texto de Maycon Marte | Ascom Secult