Paes de Carvalho promove VI Mostra de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Evento apresentou projetos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Administração, Meio Ambiente, Informática, Robótica, Logística, entre outros
O Colégio Estadual Paes de Carvalho realizou, na noite desta quinta-feira (11), a VI Mostra de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, reunindo estudantes, educadores, equipe técnica pedagógica e comunidade em uma programação que integrou ciência, tecnologia e responsabilidade socioambiental. O evento, que teve como tema “Produção científica para um mundo sustentável”, ocorreu das 19h às 22h com grande participação de visitantes e alunos.
Com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) através do Governo do Estado do Pará, a mostra apresentou projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, reforçando o papel da educação profissional como instrumento de inovação e transformação social. As apresentações envolveram trabalhos dos cursos de Administração, Meio Ambiente, Informática, Robótica, Logística e Segurança do Trabalho, evidenciando a diversidade de áreas e competências técnicas desenvolvidas na unidade escolar.
O coordenador da Amostra, professor Juvanildo Alencar, destacou que a edição deste ano evidenciou a maturidade técnica e criativa dos estudantes. “Esta mostra consolidou um ciclo de aprendizados que construímos em sala de aula. Foi possível observar como os alunos aplicam o conhecimento científico em propostas reais, conectadas aos desafios ambientais e sociais da atualidade. Nosso compromisso é formar jovens protagonistas, capazes de pensar soluções que impactem positivamente suas comunidades”, afirmou.
A programação contou com exposição de trabalhos, demonstrações tecnológicas e iniciativas que mostraram como inovação e consciência ambiental podem caminhar juntas para promover desenvolvimento sustentável. Visitantes acompanharam experimentos, protótipos, sistemas digitais e projetos voltados ao uso eficiente de recursos naturais.
Participante da mostra, a aluna Isabelle Cordeiro, do curso de Robótica, relatou que o evento reforçou sua percepção sobre aliar tecnologia com responsabilidade ambiental. “Trabalhamos com vários protótipos de robótica( Robô R2-D2 feito de miriti, Papa Pilhas e MiritiCop) que podem trazer inovação e sustentabilidade, como por exemplo a “A Casa do Futuro”, que é um projeto controlado por celular através de uma interface com botões. Pequenas ações, quando bem orientadas, podem gerar grandes resultados para o meio ambiente” disse.
Para Claudio Peres, estudante do curso de Logística, a mostra também estimulou o olhar empreendedor. “Apresentamos um modelo de negócio sustentável baseado no uso consciente de recursos e na produção do Cacau. Toda a cadeia logística até a venda do produto final. A experiência nos mostrou que temos potencial para atuar com inovação e estamos preparados para os desafios do mercado” destacou.
Já a aluna Ângela Narciso, do curso Técnico de Controle Ambiental, destacou que a preocupação com o descarte inadequado de resíduos motivou a equipe a desenvolver soluções sustentáveis a partir do fruto do açaí, integrando inovação e responsabilidade socioambiental. “Aqui no curso, tudo o que a gente puder fazer de melhoramento pela nossa cidade, pela nossa comunidade, pelo nosso bairro, levando informação sobre reciclagem, sobre o bioprocessamento de alimentos, sobre a reciclagem de uma garrafa ou de uma latinha que tu tens em casa, é muito, muito bom para a cidade, para a comunidade, para a nossa rua, para o nosso bairro. Porque, ultimamente, o descarte de lixo nas ruas é um problema social e mundial”, afirmou.
Para a diretora Alinne Castro, o evento reafirma o compromisso do Paes de Carvalho com a educação integral e com o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios contemporâneos. “É uma honra chegar ao final de um ano e ver tantos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Paes de Carvalho com a produção científica, inovação e a formação de cidadãos conscientes e preparados para contribuir com um futuro mais sustentável” celebrou.
Texto de Carla Couto / Ascom Sectet
