HRPC celebra 95 anos de paciente com ação de humanização no município de Capanema
Moradora do nordeste paraense foi homenageada por equipes do hospital em momento de acolhimento e cuidado integral
Com foco na valorização da vida e no cuidado integral ao paciente, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, realizou nesta quinta-feira (11) uma ação especial de humanização para comemorar os 95 anos da paciente Perpétua Francelina da Silva. A celebração reuniu as equipes Assistencial, Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Serviço de Nutrição e Dietética (SND), reforçando o compromisso do Governo do Pará com uma saúde pública humanizada e de qualidade.
Internada após sofrer um acidente doméstico, dona Perpétua aguarda cirurgia no fêmur e recebeu a homenagem com emoção e gratidão. O momento, marcado por afeto e respeito à sua história de vida, ocorreu nas dependências do hospital, referência em média e alta complexidade para a região Nordeste paraense.
Cuidado que acolhe e transforma
Para Vanessa Blante, presidente interina do GTH, ações como essa representam mais do que um simples gesto: são parte da missão da unidade hospitalar. “É muito gratificante poder fazer parte de uma celebração como essa. Momentos assim reforçam o nosso compromisso com o cuidado humanizado, que vai além da assistência e alcança o emocional de cada paciente. Estar presente nos 95 anos da dona Perpétua nos lembra da importância de acolher, ouvir e oferecer gestos simples que fazem toda a diferença durante a internação”, destacou.
A paciente também expressou sua emoção com a iniciativa. “Eu queria muito estar comemorando meu aniversário na minha casa, com minha filha e minha netinha, mas fiquei muito feliz com esse momento aqui. A equipe tem cuidado muito bem de mim. Minhas filhas e minha neta acharam o atendimento maravilhoso. Agradeço a todos os profissionais por esse carinho”, disse dona Perpétua.
Envelhecimento e prevenção
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 320 mil internações de pessoas com 65 anos ou mais foram registradas no Brasil em 2024 em decorrência de quedas dentro de casa. Em 2025, somente nos primeiros meses, já foram contabilizadas mais de 62 mil internações dessa faixa etária. Os números evidenciam a importância da atenção à saúde da pessoa idosa e das estratégias de prevenção a acidentes domésticos, especialmente fraturas como as de fêmur, que demandam cuidados complexos e prolongados.
Serviço:
Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC)
Endereço: Avenida Barão de Capanema, bairro Centro – Capanema – PA
Telefone: (91) 3122-7391
Atendimento 100% SUS – Sistema Único de Saúde
A unidade integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), da rede estadual de saúde, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Texto: Felipe Brito / Ascom CHC
