Ouvidoria do Igepps oferece atendimento ampliado a segurados
Ação possibilita a resolução de pendências, o esclarecimento de dúvidas sobre os processos, e garante a fiscalização das ações da previdência estadual
O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (Igepps) lançou o projeto "Tirando Dúvidas com a Ouvidoria" para facilitar o acesso de aposentados e pensionistas às informações sobre os serviços previdenciários, agilizar demandas e fortalecer o diálogo direto com o público.
"Pensamos neste projeto para aproximar o segurado do Igepps e mostrar que a Ouvidoria é acessível à todas as pessoas, do cidadão comum aos aposentados e pensionistas," reforçou Mirian Kahwage, Ouvidora do Instituto.
Durante a ação, a equipe da Ouvidoria apresentou o E-Ouve, uma nova ferramenta disponível no site do Instituto, para recebimento de sugestões, denúncias e reclamações. Também esclareceu sobre pagamento de retroativos, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), Pensão por Morte, além da análise de processos relacionados ao Regime Próprio de Previdência do Estado.
"Estou saindo super-rica de conhecimento. Evento excelente, indico e na próxima com certeza estarei presente. Com todas as minhas dúvidas sanadas e muito rica a nível de informações, de setores e da tramitação dos processos”, disse Eliana Lopes, aposentada do Hemopa.
Para a consultora jurídica do Estado, aposentada após 37 anos de serviço público, Onéia Dourado Gouveia, a realização do evento é uma necessidade para esclarecer os segurados sobre seus direitos,
"Gostei muito do evento. Acho que há uma necessidade, porque as pessoas ficam muito confusas. Eu estava preocupada, mas consegui tirar as minhas dúvidas. Como a questão jurídica. Compreendi que existe a Projur, que trabalha com toda a questão judicial e o administrativo jurídico que vai para a Procuradoria-Geral”, destacou Onéia.
A ação foi integrada com vários setores do Igepps como a Diretoria de Proteção Social dos Militares (DPSM), as Coordenadorias de Arrecadação e Fiscalização (Coaf), de Orçamento e Finanças (Cofin), e a Central de Atendimento.
"É uma oportunidade para inativos e ativos, que estão próximos de se aposentar, de entenderem a dinâmica, o fluxo de trabalho aqui do Igepps, para que tenham direcionamento no momento de buscar informações sobre processos e outras demandas", disse Mayara Chagas, assessora técnica da DPSM.
A iniciativa é permanente e faz parte da política do Instituto de valorizar os segurados e seus dependentes, além de possibilitar o controle social da população sobre as ações previdenciárias do Estado.
“O atendimento presencial é uma oportunidade para que segurados regularizem pendências, tirem dúvidas diretamente com a equipe técnica e recebam suporte completo em um único espaço, fortalecendo a transparência e a qualidade dos serviços oferecidos”, destacou Washington Alburquerque, presidente do Igepps.
