Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Detran realiza programação educativa em Capitão Poço sobre riscos no trânsito

Departamento de Trânsito do Pará promoveu orientação para alertar a população sobre imprudência e imperícia no tráfego de veículos no nordeste estadual

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/12/2025 11h39

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu, entre a última terça-feira (2) e esta quarta-feira (10), uma série de ações educativas no município de Capitão Poço. A iniciativa teve como foco orientar e alertar a população sobre os riscos no trânsito da região. A equipe de educadores da Gerência de Cultura de Trânsito atuou, por meio dos projetos Detran nas Comunidades, Detran nas Empresas e Detran nas Universidades, com atividades distribuídas em diferentes locais e horários.

As ações ocorreram em diversos pontos do município, abrangendo ambientes corporativos, acadêmicos e comunitários, com o objetivo de conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre comportamentos seguros no trânsito.

Entre os locais visitados pela equipe, estiveram as empresas Zampa Juices, Citropar e Ibaraki. Também foi realizada uma programação especial durante o evento TecnoCitros, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Campus Capitão Poço. As atividades incluíram oficinas e dinâmicas educativas, rodas de conversa sobre segurança viária e palestras com apoio de apresentações e vídeos.

Outra ação importante foi a palestra seguida de roda de conversa com motoristas de ônibus escolares e de ambulâncias, realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas dos profissionais e reforçar a importância de práticas seguras no trânsito.

O agente de Educação de Trânsito, Lucas de Souza Lima, avaliou positivamente a programação. “A experiência no município de Capitão Poço foi bastante satisfatória para a equipe, diante da diversidade de ações que pudemos realizar e do número de pessoas sensibilizadas e orientadas. Nosso objetivo é sempre educar”, destacou.

Texto de Kelly Saraiva / Ascom Detran