Equipe do Graesp auxilia no resgate de um idoso desaparecido na mata na região sudeste do Pará
O indígena de 73 anos estava desaparecido desde sexta-feira. Buscas contaram com ajuda de moradores locais
A tripulação do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foi acionada pelo 31° Grupamento Bombeiro Militar, na última quarta-feira, 10, para auxiliar nas buscas por um indígena idoso, que estava desaparecido desde a sexta-feira (5). Ele havia sumido enquanto realizava coleta de castanha-do-pará em uma área de mata a cerca de 5 km da Aldeia Paykatum, no sudeste do Pará.
As equipes integradas realizaram buscas na região, tanto pelas vias aéreas quanto terrestre, quando após três horas de varredura, conseguiram localizar o idoso, de 73 anos. Ele foi encontrado debilitado, porém consciente, apresentando sinais de desidratação, estado febril e extremo cansaço. Após a localização, o homem foi resgatado pelas equipes do Graesp, que realizaram os primeiros socorros e posteriormente ele foi conduzido pela tripulação para atendimento no Hospital Municipal de Tucumã, onde recebeu atendimento médico especializado.
O diretor do Grupamento Aéreo, Armando Gonçalves, destacou o trabalho em conjunto entre as forças de segurança e o auxílio da população local para que as equipes pudessem encontrar a vítima. “Desde o início das buscas, a missão exigiu esforço conjunto, envolvendo não apenas as equipes especializadas do Graesp e do Corpo de Bombeiros, mas também, indígenas da própria aldeia e membros da comunidade. A região, de difícil acesso e de densa vegetação, tornou a operação ainda mais desafiadora, reforçando a importância da colaboração entre as forças oficiais e dos moradores conhecedores do território.” Disse o diretor.
Texto: Rubens Alves, com supervisão de Walena Lopes
