Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA ANIMAL

Veterinários admitidos em PSS recebem capacitação para atuar nos programas de Saúde Animal da Adepará

Treinamento prático ocorreu em fazenda e abrangeu os programas de saúde animal executados pela Agência de Defesa em todo o Estado

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
09/12/2025 15h22

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) promoveu, na primeira semana de dezembro, em Castanhal, nordeste paraense, um treinamento especializado para os médicos veterinários recém-admitidos por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais para o desempenho de atividades essenciais nos programas de saúde animal da Agência, abrangendo os municípios de lotação dos veterinários.

Durante o treinamento, os veterinários receberam orientações técnicas e práticas para atuar na vigilância epidemiológica, no atendimento à notificação de doenças, na colheita e envio de material biológico para laboratórios credenciados e na fiscalização do trânsito agropecuário nos postos de fiscalização agropecuária da Adepará existentes no Estado. Também foram abordadas questões sobre a fiscalização em revendas agropecuárias e o controle de zoonoses.

Ao todo, dez veterinários de municípios como Breves, Garrafão do Norte, Itaituba, Prainha, Uruará, dentre outros, participaram da capacitação, que ocorreu na Fazenda Três Marias, em Castanhal. Além deles, também foram capacitados nove Agentes Fiscais Agropecuários e
15 Auxiliares de campo. O treinamento incluiu aulas teóricas on-line e atividades práticas de campo, conduzidas pelos fiscais agropecuários da Adepará, médicos veterinários responsáveis pela gestão dos programas de saúde animal da Agência de Defesa.

Na prática de campo, os profissionais puderam vivenciar a rotina de vigilância em propriedades rurais, com foco na prevenção de doenças que afetam os rebanhos, como Brucelose, Tuberculose, Raiva, Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), além de surtos entre suínos, aves, equinos, caprinos e ovinos. As ações também abordaram a prevenção de febre aftosa, doenças de abelhas e de outras espécies, demonstrando a amplitude do trabalho da Adepará.

Para Samyra Albuquerque, gerente de epidemiologia da Adepará, o serviço veterinário estadual é fundamental para a saúde dos rebanhos no Pará, uma vez que segue as diretrizes dos programas nacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atende a toda a legislação estadual vigente. “Nossa missão é garantir que os animais estejam livres de doenças, protegendo a saúde pública e a economia do Estado, que depende diretamente do setor agropecuário”, afirmou.

Segundo a gerente, os profissionais foram treinados para fazer atendimento à notificação de qualquer doença de interesse da defesa agropecuária, principalmente das sindrômicas. “Eles foram treinados para coletar material de suspeita de doença respiratória e nervosa das aves (influenza aviária), síndrome hemorrágica, síndrome veicular (febre aftosa) , assim como da suspeita de síndrome neurológica (raiva animal)”, explicou a veterinária.

Com essa capacitação, a Adepará reforça seu compromisso com a segurança sanitária, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos e para a promoção de práticas responsáveis e sustentáveis no campo.