Operação Verão prende 19 pessoas no terceiro fim de semana das férias
O Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado divulgou, neste domingo, 19, o balanço parcial de ocorrências policiais de julho, baseado em informações preliminares das Polícias Civil e Militar, que atuam de forma integrada na Operação Verão 2015. Até o início da tarde deste domingo, dezenove pessoas foram presas, a maioria em flagrante, nos balneários cobertos pela operação. As principais ocorrências foram de alcoolemia (direção alcoolizada), que resultou em nove prisões, seguidas pelo tráfico de drogas, com seis presos, e ainda um caso de furto a residência, um de estupro e um de captura a foragido de Justiça no interior do Estado.
Policiamento
Em Marabá, no sudeste paraense, duas pessoas foram presas em flagrante e autuadas por dirigir sob efeito de bebida alcoólica. O município contou com policiamento ostensivo nas ruas, que garantiu a fiscalização de bares e a repressão de crimes diversos. No total, 20 estabelecimentos irregulares foram fechados entre a sexta-feira e a madrugada deste domingo.
A operação mobilizou policiais civis e militares, agentes de trânsito municipais e federais, guardas municipais, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e do Juizado da Infância. Mais de 100 abordagens foram realizadas pela PM em vias públicas, e como resultado direto dessa ação quatro adolescentes em situação de risco foram resgatados de bares e três estabelecimentos notificados por poluição sonora.
Em Bragança, nordeste do Estado, as Polícias Civil e Militar prenderam cinco pessoas em flagrante neste final de semana. Os irmãos Tales, 18, e Tais Gabriela Santos de Oliveira, 22, e Aline de Paula Paes, 22, foram autuados pela delegada Rafaella Lacerda, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), por tráfico de drogas. Eles foram flagrados com cerca de 70 papelotes de maconha, pedras de óxi e pó de cocaína. O grupo pretendia comercializar o entorpecente durante o Carna Bragança, micareta programada para este final de semana no município.
Em Vigia de Nazaré, quatro pessoas foram presas em flagrante por tráfico e associação para tráfico de drogas. São eles Manoel Evandro Macedo de Paula e Leandro dos Santos Ferreira. Com a dupla foram apreendidos 47 petecas de maconha, tipo limãozinho, e 33 papelotes de óxi de cocaína. Também por tráfico e associação, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor, foi preso Jonathan Rafael Nascimento Lima, flagrado em companhia de dois adolescentes e com posse de drogas.
Um adolescente foi apreendido em outra ocorrência, por envolvimento no assalto a uma lan-house (casa de jogos eletrônicos) em que foram roubados quatro computadores. Dois deles foram recuperados e devolvidos ao proprietário.
Em Abaetetuba, região do Tocantins, foi preso em flagrante, na madrugada deste domingo, por homicídio e alcoolemia, Gonzaga Viegas Oliveira, que conduzia um carro quando atropelou e matou o motociclista Fabrício Renan Oliveira Carvalho, na estrada de acesso à praia de Beja. O acusado apresentava sinais de embriaguez e está preso à disposição da Justiça.
Em Cametá, na região do Tocantins, policiais civis prenderam o paulista Osvaldo Pereira Júnior, que estava na condição de foragido, com mandado de prisão expedido pela Justiça de São José do Rio Preto, em São Paulo, acusado pelo crime de apropriação indébita, ocorrido no ano de 2004. Segundo o delegado Fernando Pereira, uma denúncia levou os policiais a prenderem o acusado e o apresentarem na Delegacia, onde, durante pesquisa ao sistema de mandados da Justiça, foi localizada a ordem de prisão do foragido. Ele ficará recolhido no Presídio Regional em Abaetetuba, enquanto aguarda transferência para São Paulo.
Em Salinópolis, litoral nordeste paraense, Gregório Vieira de Sousa foi preso em flagrante, neste sábado, após atropelar o idoso Maciel Pereira Dias, que trafegava de bicicleta na estrada de acesso à praia do Atalaia. Ele foi preso por uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e apresentado na delegacia local. Foi constatado que o condutor apresentava índice de alcoolemia, crime pelo qual responderá, bem como por lesão corporal.
A vítima está internada no Hospital de Salinópolis. O condutor está preso à disposição da Justiça. Ainda no balneário, policiais civis e militares prenderam um soldado da PM que estava de folga e, durante uma briga, acabou por atirar em duas pessoas, na praia do Atalaia. Ele foi conduzido para a Corregedoria da Polícia Civil, em Belém.
No balneário de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, cinco pessoas foram presas também por alcoolemia. Outras quatro foram presas em flagrante - duas delas por tráfico de drogas (porte de mais de 1,3 mil petecas de cocaína), uma por estupro e outra por furto com arrombamento em residência. Neste último caso, objetos furtados foram recuperados e apresentados na Seccional de Polícia em Mosqueiro. Já no balneário de Outeiro, distrito de Belém, uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas, portando mais de 20 petecas de cocaína.
Poluição Sonora
A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, intensificou o combate à poluição sonora e perturbação do sossego público nos balneários de Salinópolis e Mosqueiro, neste fim de semana, por meio da Operação Hypnus, feita em parceria com a Polícia Militar.
Em Mosqueiro, a delegada Teresa Macedo, da Dema, intimou sete pessoas, seis delas em veículos e outra em um comércio, por poluição sonora na área da praia do Murubira. Já em Salinópolis foram realizadas rondas nas praias, com orientações aos condutores de veículos e em bares. Não houve registros de intimações quanto ao barulho excessivo no balneário.
Fiscalização
Ainda por conta da Operação Hypnus, a Divisão de Polícia Administrativa (DPA), da Polícia Civil, esteve em diversos balneários para fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, como bares, boates, lanchonetes e quiosques, entre outros. Os agentes prestaram orientações sobre o alvará de funcionamento, documento que garante a licença desses espaços. Até este domingo, nenhuma autuação foi feita em decorrência da falta de documentação obrigatória ou por documento vencido.
Educação para o trânsito
A operação Verão, do Sistema de Segurança Pública, conta com ações de prevenção e policiamento ostensivo, nos principais balneários do Estado. Cerca de dez mil agentes, entre policiais civis e militares, bombeiros militares, guardas de trânsito, peritos criminais e agentes prisionais, entre outros, atuam em 122 localidades do Pará durante todo o mês.
As ações de segurança são intensificadas aos finais de semana, quando o fluxo de veranistas aumenta nos balneários. Entre elas estão atividades educativas e de fiscalização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran) nos principais balneários do Estado.
Ações como “Transitando nos Bares” e Operação Lei Seca são realizadas em vias públicas e em pontos comerciais para orientar e conscientizar as pessoas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Durante as abordagens feitas, os agentes do Detran aplicaram o teste do etilômetro, para demonstrar, de forma pedagógica, como funciona o aparelho e como se afere o grau de embriaguez. O Detran também promoveu, na orla de Salinópolis, a ação “Van Educativa”, que orientou os veranistas sobre as regras e leis de trânsito por meio de vídeos educativos.