Atendimento da Emater em Itaituba é porta de acesso de agricultores a políticas públicas
Entrega de documentos pela Emater beneficia 11 famílias em Itaituba e renova planos de produção agrícola, pecuária e pesca na região da Estrada de Barreiras
Nesta quarta-feira (10), o agricultor Valdo Conceição, de 60 anos, receberá, do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Itaituba, no Tapajós, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do seu Sítio São José, na comunidade Filadélfia, no km 56 da Estrada de Barreiras, vicinal da Transamazônica (BR-230).
A família consiste em mais a esposa, Antônia Cláudia Aquino, de 36 anos, e os três filhos do casal: Heitor, de sete anos; Maria Luiza, de oito anos, e Bruno, de 15 anos.
Nos 57 hectares da propriedade, a ideia é, junto com as roças de feijão, mandioca e milho, voltarem a criar gado de corte: “Por necessidade, acabamos vendendo as cabeças que eu tinha, lá por 2023. O CAR reabre a porteira pra que a gente retorne na pecuária agora no ano que vem, quando tivermos a área ‘empastada’ ”, diz Conceição.
Neste mês de dezembro, outras dez famílias do município, muitas delas de pescadores artesanais, reanimaram suas metas para 2026 a partir do atendimento da Emater: foram entregues dez Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) nas comunidades Barreiras e Pedra Branca, às margens do rio Tapajós. Algumas outras atividades relevantes na região são horticultura e plantio de cacau.
“A presença da Emater na região da Estrada de Barreiras é histórica e consolidada, então a entrega de CAF e de CAR é mais uma continuidade de um acompanhamento que fazemos in loco, de satisfação de demandas, e sempre na escuta, no diálogo e na efetivação de políticas públicas, como crédito rural”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Itaituba, Jonas Bertoldo, técnico agrícola.
Texto: Aline Miranda
