Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Balanço da Segup aponta queda dos índices de criminalidade nas duas primeiras semanas de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/07/2015 12h54

O número de homicídios, furtos e roubos registraram queda em 122 localidades do Estado do Pará no período de 1° a 12 de julho. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a redução é reflexo direto da Operação Verão 2015, que se estende até o dia 6 de agosto na capital e nos balneários que recebem maior fluxo de veranistas, como Salinópolis, Bragança, Salvaterra, Marabá, Curuçá, Conceição do Araguaia, Marabá e os distritos de Outeiro e Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém.

Os índices levantados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal da Segup, em relação aos crimes ocorridos nos doze primeiros dias de julho, apontaram para a diminuição em mais de 30% do número de homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado, quando somaram 116 ocorrências contra as atuais 82. Já os roubos tiveram uma redução de 22% em relação a 2014, quando somaram 3.506 casos, contra as 2.765 ocorrências registradas até o último dia 12. 

“O objetivo é manter um trabalho constante de combate e prevenção durante todo o período de veraneio. Com base nesses resultados constatamos uma redução significativa tanto nos casos de homicídio como de roubo e latrocínio. Vamos dar continuidade às ações na segunda quinzena e intensificar as estratégicas do Sistema de Segurança nas áreas que necessitarem de possíveis ajustes”, informou o titular da Segup, Jeannot Jansen.
 
O esquema operacional foi traçado com base na avaliação dos crimes que são registrados com maior intensidade no Estado. Equipamento, logística, georeferenciamento e o emprego de efetivo foram quantificados e programados durante uma série de reuniões entre os gestores do Sistema de Segurança. O reforço empregado durante o veraneio chega a quase quatro mil agentes, que somado aos efetivos já existentes totaliza cerca de 10 mil servidores.
 
“Embora exista maior necessidade de atuação do Sistema de Segurança no interior do Estado em razão do deslocamento de um grande número de pessoas para esses destinos, não deixamos de manter as ações de rotina em Belém, onde também tivemos uma redução em 59% dos casos de homicídio. Antes de findar a primeira quinzena de julho de 2014 já tínhamos 22 casos desse tipo, e este ano registramos 9”, destaca o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno.

Os crimes de furto na capital também caíram, em 25%, sobretudo nos finais de semana. No mesmo período do ano passado o balanço da Segup apontava 1.181 ocorrências, contra 890 este ano. Já com relação aos casos de roubo a queda foi de 30%, com 1.827 registros feitos ao Sistema de Segurança Pública em 2014, frente aos 1.243 este mês.