Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Última observação da Lua de 2025 será realizada pelo Planetário do Pará no Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV)

Evento gratuito ocorre nesta sexta-feira (5), com telescópios disponíveis ao público, e integra ações de divulgação científica que incluem exposições de astrofotografia e homenagem a mulheres na ciência

Por Monique Hadad (UEPA)
03/12/2025 15h27
A observação da Lua vai ocorrer a partir das 19h, com fechamento dos portões às 20h30, sem a necessidade de inscrição prévia

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) "Sebastião Sodré da Gama" vai realizar, nesta sexta-feira (5), a observação da Lua, na área externa do Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV), localizado na av. Almirante Barroso, 492, com acesso pela trav. Curuzu. Esta será a última observação de 2025. A ação vai ocorrer a partir das 19 horas, com fechamento dos portões às 20h30, sem a necessidade de inscrição prévia. 

O acesso ao museu será realizado mediante a apresentação de documento de identificação oficial com foto. Durante a ação, serão disponibilizados telescópios e binóculos para observação dos detalhes da Lua. Ressalta-se que a realização da atividade vai estar sujeita às condições climáticas.

Neste mês, ocorrerá o fenômeno da Superlua no dia 4 de dezembro, porém, de acordo com o técnico em Física do CCPPA, Gabriel Condurú, “a observação do dia 5 não terá nenhuma perda perceptível de brilho ou tamanho decorrente do fenômeno. Esta será a terceira de uma sequência de três Superluas consecutivas do ano de 2025”.

Segundo o diretor do CCPPA, José Roberto Silva, “é com grande satisfação que o Centro de Ciências e Planetário do Pará promoverá mais uma noite de observação do céu noturno, desta vez, neste novo espaço de divulgação científica, que é o Museu do Instituto Evandro Chagas”. O gestor cita algumas das iniciativas e parcerias firmadas ao longo deste ano, que possibilitaram a ampliação do alcance das ações do Planetário do Pará.

“Esta será a nossa última observação de 2025, que foi um ano de muitas conquistas para nós, com o desenvolvimento de ações especiais, como a participação do Planetário Móvel na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a nossa presença no Pavilhão Pará – Municípios na COP30, além de termos estabelecido novas parcerias, com o Instituto Evandro Chagas e com o Museu Paraense Emílio Goeldi”, ressalta.

Exposições

Planetário está presente no MEV com duas exposições

Além da observação da Lua, o Centro de Ciências e Planetário do Pará também está presente no casarão do MEV com duas exposições: “Ciência e Arte sob o mesmo céu: a astrofotografia revelando o Universo” e “Constelações Femininas: Mulheres que Iluminam a Ciência”. A primeira é composta pelas fotografias vencedoras da edição 2025 do Concurso Ciência e Arte, nas modalidades infantil, juvenil e adulto, a partir do tema “Ciência e Arte sob o mesmo céu: a astrofotografia revelando o universo”.

Já a mostra “Constelações Femininas”, por sua vez, celebra o legado e a contribuição de mulheres que transformaram o mundo por meio da ciência. É destacado o papel fundamental de cientistas pioneiras no avanço do conhecimento em diferentes campos, inspirando novas gerações a seguirem seus passos. São apresentadas sete cientistas notáveis, cujas trajetórias marcaram as áreas da Astronomia, Física, Química, Matemática, Biologia, Acessibilidade e Pedagogia: Valentina Tereshkova, Emmy Noether, Marie Curie, Hipátia de Alexandria, Nettie Stevens, Dorina Nowill e Maria Montessori.

As exposições podem ser visitadas no MEV, de forma gratuita, das 10h às 16h, nas seguintes datas: 5, 9, 12, 13, 14, 16 e 19 de dezembro.

Serviço:

Observação da Lua

Dia 5 de dezembro 

Local: Área externa do Museu do Instituto Evandro Chagas - av. Almirante Barroso, 492, com acesso pela trav. Curuzu.

Horário: A partir das 19h, com fechamento dos portões às 20h30.

Entrada gratuita. É necessário apresentar documento de identificação oficial com foto ao acessar o museu.