Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO AOS IDOSOS

Em Belém, homem é preso por estelionato majorado contra idosos

Suspeito utilizou conta de duas pessoas idosas para movimentar valores de um empréstimo consignado não autorizado

Por Esther Pinheiro (PC)
03/12/2025 13h30

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID), cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem pela prática do crime de estelionato majorado pela idade da vítima, nesta quarta-feira (3), em Belém.

A investigação apurou que o suspeito teria induzido uma idosa ao erro, aproveitando-se da relação de confiança existente e de sua condição de vulnerabilidade. O investigado ofereceu ajuda na realização de operações bancárias, obtendo acesso aos dados pessoais e financeiros da vítima.

Segundo Caroline Batista, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, com posse das informações, o acusado instalou, em seu próprio aparelho celular, o aplicativo do banco da idosa. “Após isso, sem qualquer autorização, realizou a contratação de empréstimo consignado no nome dela. Posteriormente, transferiu o valor para a conta de outro idoso, que o homem também possuía os dados, que era utilizada para fazer os saques”, explicou a delegada.

As diligências investigativas, aliadas ao conjunto de indícios colhidos, demonstraram a necessidade da medida cautelar, o que levou a autoridade policial a representar pela prisão preventiva do autor. A solicitação foi deferida pela Vara de Juiz das Garantias da Região Metropolitana de Belém.

Nesta manhã, a equipe da DPPID localizou e efetuou a prisão do investigado, que foi conduzido à unidade policial e posteriormente transferido à Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

*Texto de Rebeca Reis, estagiária, sob supervisão de Esther Pinheiro (Ascom/PCPA)