Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Regiões Integradas reduziram índices de criminalidade em junho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/07/2015 20h28

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) condecorou na segunda-feira (20) gestores de nove Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) de um total de 15 em todo o Estado. O motivo: o alcance das metas relacionadas ao combate à criminalidade no mês de junho.

Em evento no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), oficiais da Polícia Militar e delegados que atuam, de forma integrada, na capital e no interior apresentaram os resultados das ações do primeiro semestre, do Programa de Redução da Criminalidade (Prec), instituído pela Segup em 2013.

As Risps, que têm como base as cidades de Paragominas, Abaetetuba, Capanema, Tucuruí, Breves, São Félix do Xingu, Redenção, Soure e Altamira, se destacaram, em junho, nas principais ocorrências trabalhadas pela metodologia do Prec: homicídio doloso e latrocínio. Abaetetuba, Capanema e Paragominas reduziram, respectivamente, os casos de latrocínio em 71,42%, 50% e 50%. No  homicídio, a redução foi de 31,25% em Tucuruí, 27, 27% em Breves e 23,23% em São Félix do Xingu, enquanto que em Redenção a queda foi de 20,96% e em Paragominas, de 14,49%.

A reunião foi aberta pelo secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, e teve a presença de outras autoridades. Bom exemplo de atuação integrada das polícias Civil e Militar veio da região do Marajó. Na chamada 8ª Risp, que abrange dez cidades, entre elas Portel, Curralinho e Anajás, quatro vidas foram preservadas no primeiro semestre. De janeiro a junho deste ano, foram 16 homicídios de um limite de meta de 20 casos.

Outra importante região que reduziu os casos de homicídios foi o Capim, que tem Paragominas como polo e reúne municípios como Dom Eliseu e Ulianópolis. Se de maio para junho as ações das polícias possibilitou a diminuição de 14 para seis mortes, em todo o semestre deste ano seis vidas foram poupadas, de acordo com a meta estabelecida pela 7ª Risp. A Regional de Paragominas reduziu em quase 15% os casos de homicídio no último mês e teve o melhor resultado em todo Estado.

“O resultado do trabalho passa pelas diretrizes da Segup, que são bem repassadas pelos gestores, e a retransmissão ao comando de frente. Estamos conseguindo frear, de certa forma, a criminalidade em cidades como Mãe do Rio e Dom Eliseu”, disse o delegado Cristiano Nascimento.

Jeannot Jansen destacou a redução nos homicídios como a boa notícia da reunião. “Essa é a ocorrência que mais nos incomoda, pois diz respeito à vida. A diminuição nas nove regiões é fruto do trabalho do escrivão, que está na delegacia e do policial se encontra no trabalho ostensivo das ruas”, declarou.

Os gestores das Risps que atingiram a meta, ou que reduziram os índices propostos, receberam banners ilustrativos com dados das metas e certificados. A diretora do Núcleo de Gestão por Resultados da Segup, Eugênia Rabelo, disse que “o momento é para prestação de conta do trabalho integrado das polícias Civil e Militar. Tivemos metas batidas na região de Tucuruí, mas ainda temos que avançar em outras regiões, entre elas a área metropolitana e a região de Castanhal, onde os índices precisam ser melhorados”.