Jatene visita obras da Independência, que será entregue em agosto
O governador Simão Jatene esteve na tarde desta terça-feira (21) percorrendo a nova Avenida Independência, desde a rotatória do 40 Horas até a rodovia BR-316, para a acompanhar a finalização das obras, juntamente da titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Noêmia Jacob. A via será inaugurada na primeira quinzena de agosto, com o término dos serviços de sinalização e urbanismo.
Segundo a secretária, faltam apenas acabamentos para que a obra seja entregue à população. “Estamos nos retoques finais, de meio fio, que às vezes são quebrados porque já temos circulação de pessoas e veículos, por exemplo. Também estamos finalizando os trechos sem gramado. Para dar mais segurança na pista, optamos por, nos pontos onde o fluxo de pessoas é mais intenso, fazer não apenas uma passarela de pedestres sinalizada, mas uma passarela elevada, semelhante ao que vemos no aeroporto de Belém. Ela faz com que naturalmente os carros diminuam a velocidade”, explica.
Em todo o trajeto foram observados pontos com grande acúmulo de lixo, o que será sanado em parceria com a Prefeitura de Ananindeua. “Não adianta a gente ter uma pista tão bonita se ao longo dela há todo esse lixo. Fizemos uma reunião com a prefeitura, para que durante a semana da inauguração tenhamos um trabalho focado. Estado e município dialogam com a sociedade para promover a conscientização da população. Óbvio que isso não se faz com uma reunião, mas assim a gente acaba por fazer um mutirão e diz à comunidade que a pista é dela e precisa ser bem cuidada”, afirmou Noêmia Jacob.
Planejamento – Com a entrega da obra, a Sedop começa uma campanha de educação no trânsito. “Botamos várias faixas de pedestres, e vamos ver como as pessoas se comportam, para avaliar se será necessário fazer algum tipo de sinalização para a travessia, por exemplo”, completou a secretária.
Para garantir o melhor resultado da obra, ainda é planejado um elevado. “A obra final, para que a gente diga que há uma mobilidade urbana eficiente por completo, só acaba com a transposição da BR. Hoje avaliamos a melhor opção. Precisamos fazer tanto a transposição da BR quanto da Alça Viária, para que quem saia dessas rodovias, como também do porto de Barcarena, tenha acesso ao centro da cidade com muito mais tranquilidade”, esclareceu a titular da Sedop.
No último fim de semana, quem saiu da cidade rumo ao interior enfrentou congestionamento. “O problema deste fim de semana na verdade não foi causado pela obra da nova Independência, que é da rotatória do 40 Horas até a BR-316. No entanto, o governador entendeu que para o investimento que estamos fazendo, precisávamos de ajustes. O trecho da avenida que ele inaugurou no primeiro mandato já estava com asfalto antigo. Ele solicitou que a gente fizesse o recapeamento, colocasse uma nova sinalização e implantasse a ciclofaixa nesse trecho. Isso vinha sendo feito”, explicou Noêmia Jacob.
Segundo a secretária, o que aconteceu foi que a empresa responsável executava serviços no trecho contrário, de saída da cidade, quando devia estar trabalhando no contrafluxo. “A gente tinha planejado a obra e discutido com a empresa que não se fizesse nada em julho, às sextas e sábados. Isso foi um transtorno, mas não vai mais acontecer”, assegurou.