Sustentabilidade será destaque na 56ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno
Especialistas debaterão temas relacionados ao Controle Interno, voltados à governança climática, ESG e avaliação de políticas públicas
A Controladoria-Geral do Estado e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promoverão, nos dias 4 e 5 de dezembro (quinta e sexta-feira), a 56ª Reunião Técnica, na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), em Belém. Uma das principais pautas do evento será a sustentabilidade, reforçando o compromisso do Conaci e da CGE-PA com a construção de gestões voltadas ao controle interno, alinhado às boas práticas de governança (ESG) e ao desenvolvimento de estratégias para execução de políticas públicas sustentáveis no cenário após a COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas).
Considerado essencial no cenário nacional de Controle Interno, o evento deve reunir representantes de 68 controladorias, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU), além dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCEPA), Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e dos titulares da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará.
De acordo com a programação, o tema da Roda de Conversa será “ESG, Controle Interno e Governança Climática: Fortalecendo a Integridade e a Sustentabilidade”, que contará com as participações da servidora pública da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Barbosa de Carvalho; do auditor interno do Banco da Amazônia, Wendel Abreu, e do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata.
Equilíbrio - O evento também abordará a neurociência, o jornalismo investigativo e consensualismo, com a finalidade de discutir sobre como o controle interno pode auxiliar na construção de um futuro mais equilibrado e responsável.
O Ciclo de Palestras da 56ª RTC ocorrerá de forma híbrida em Belém, e será transmitido ao vivo, no dia 4 de dezembro, pelo canal do YouTube Conaci TV. Já no dia 5, o evento será exclusivo para os órgãos que integram o Conselho.
“Ressalto que realizar a 56ª edição da Reunião Técnica do Conaci em Belém, logo após a COP30, é fundamental para aprofundar os debates sobre o aprimoramento do Controle Interno, que possui um papel estratégico voltado para o fortalecimento da governança climática. Com isso, asseguramos que as políticas públicas, programas e investimentos voltados para as metas ambientais sejam cada vez mais eficientes na gestão pública”, ressalta o controlador-geral do Estado do Pará, Ozorio Juvenil.
Edmar Camata, que também é secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, destacou a importância de as discussões sobre controle interno ocorrerem logo após a realização da COP30. Segundo ele, “sustentabilidade é mais que um tema; é uma forma de pensar e agir no controle das políticas públicas. E o controle interno deve também ser protagonista, garantindo que os investimentos de fato se justifiquem”.
Programação
9h - Abertura
9h45 - Palestra Keynote - Neurociência Aplicada ao Controle Interno - Palestrante: Carla Tieppo
10h45 - Roda Viva: ESG, Controle Interno e Governança Climática: Fortalecendo a Integridade e a Sustentabilidade.
Palestrantes: Ana Paula Carvalho - Sefa/PA, Wendel Abreu - Somos Auditores
Edmar Camata - Conaci
11h45 - Entrega da Validação IA-CM
14h - Divulgação do Guia de Gestão de Riscos – CGE-PA
14h15 - Como o Controle Interno e o Jornalismo Investigativo podem agir juntos
Palestrante: Katia Brembatti - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
15h - Painel: Governança e Avaliação de Políticas Públicas.
Palestrantes: Roberta Floppel e Marcos Braga
17h30 - Encerramento
