HRBA realiza campanha e amplia adesão à doação de sangue em Santarém
Campanha no Hospital Regional do Baixo Amazonas fortalece estoques do Hemopa e reforça a importância do gesto que salva vidas diariamente
Cleane Carvalho Viana, de 43 anos, acompanha o pai que está em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará. Na quinta-feira (27), ela decidiu doar sangue pela primeira vez para ajudar não só o ente querido, mas também outras pessoas.
"Meu pai está internado e a campanha me motivou a doar. Foi muito gratificante, não doeu nada, e eu recomendo: doe Sangue! Antes, nunca tinha passado pela minha cabeça fazer uma doação, mas hoje doei e doei de coração", contou Cleane, que mora na comunidade Rio das Ilhas, no município de Curuá, também no Oeste paraense.
Com o tema "Sustente a vida. Doe Sangue!", o Regional de Santarém promoveu a Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Foram 106 participações na ação, com 69 doações concretizadas. A campanha contou com o atendimento dos profissionais do Hemocentro Regional e até com a participação do mascote "Sanguinho", incentivando a doação.
Participaram acompanhantes de pacientes, o público em geral e também colaboradores do HRBA. Um deles foi Davi Machado, que é técnico de laboratório há dois anos no Hospital. Foi a segunda vez que ele doou sangue.
"Ajudar as pessoas é sempre bom. Por isso eu decidi vir. Também participei da primeira campanha este ano, e agora retornei. E sempre que tiver esse tipo de ação, estarei aqui para participar", afirmou.
Referência - O Regional de Santarém é referência em média e alta complexidade no Oeste do Pará e conta com uma agência transfusional que é abastecida diariamente com bolsas de sangue doadas pela Fundação Hemopa. Até o mês de outubro de 2025, o HRBA já havia utilizado 6.021 bolsas de sangue, entre hemácias, plasma e plaquetas, com uma média de 600 bolsas por mês. Em alguns procedimentos, como cirurgia cardíaca, podem ser utilizadas até 10 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente.
A campanha teve o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância desse ato de solidariedade, e conseguir novas doações para aumentar os estoques de sangue.
"A gente sempre incentiva este ato de amor, que é a doação de sangue, realizando pelo menos duas campanha por ano. Nossa agência transfusional é responsável pela maior parte das transfusões realizadas aqui no Oeste do Pará e as doações são importantes para que a gente consiga realizar procedimentos, como cirurgias, da maneira mais segura possível, além de garantir que os hemocomponentes aos pacientes que precisam durante o tratamento. Agradecemos a participação de todos e a parceria do Hemopa e temos certeza que esta ação vai beneficia muita gente", destacou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Doação de Sangue – Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Elas devem pesar mais de 50kg, estar bem de saúde e alimentadas no dia da doação. Os adolescentes entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para assinar a autorização de doador voluntário de sangue.
O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, abastecendo 13 agências transfusionais e unidades de saúde no oeste do estado. A unidade fica na Avenida Frei Vicente, n° 696, entre as Alameda 30 e 31, bairro Aeroporto Velho. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 13h.
Serviço: O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao governo do Pará, sob a administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
