HJB recebe certificação do Hemopa pelos 1.180 pacientes beneficiados com Gincana Solidária
Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, oferece assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar, entre outros serviços
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, alcançou a significativa marca de 295 coletas de sangue, durante a 8ª Gincana Solidária de Doação de Sangue, promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com diversas instituições, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de sangue, festejado na terça-feira (25). As doações de sangue efetivadas pelo hospital beneficiaram 1.180 pacientes internados na rede hospitalar do Estado.
A gestão da unidade hospitalar conquistou o terceiro lugar entre as unidades hospitalares com maior número de doadores participantes na ação. A certificação ocorreu durante solenidade na sede do Hemopa, em Belém.
Com o tema “Na COP 30, Sustente a Vida. Doe Sangue!”, a gincana foi realizada entre 7 de outubro e 7 de novembro, abrangendo a sede Hemopa e os postos de coleta nos Shoppings Castanheira e Metrópole. O objetivo da gincana foi reforçar os estoques de sangue para garantir o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Pará, especialmente, no período que antecedeu o evento climático internacional que ocorreu no Estado.
Para registro da pontuação, o HJB tinha um código exclusivo, permitindo contabilizar as doações de acompanhantes de usuários, colaboradores, familiares e amigos mobilizados para a ação.
A ação de solidariedade foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e pela Agência Transfusional (AT), do HJB. A ação solidária mobilizou 295 doadores. A colaboradora que mais levou participantes foi a técnica em Segurança do Trabalho, Claudirene Pinto, que comemorou o resultado.
“Mobilizei amigos e familiares, e isso contribuiu para alcançarmos o terceiro lugar e ajudarmos a salvar vidas, que era nosso maior objetivo. Ao receber esse reconhecimento, só lembrei da minha filha, que pela primeira vez contribuiu para salvar vidas, por meio da doação de sangue”, relatou.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a importância da mobilização. “O Hospital Jean Bitar foi um dos grandes destaques desta edição. Isso fortalece ainda mais nossa parceria e o compromisso de incentivar a doação de sangue entre as instituições do Estado”, afirmou.
O diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, reforçou o orgulho da unidade com o resultado e agradeceu o empenho coletivo:
“Agradeço profundamente a todos os nossos colaboradores, familiares que se mobilizaram em mais uma campanha. Encerramos o ano com mais uma parceria de sucesso com o Hemopa, reforçando nosso compromisso com a vida. Além de abastecer a rede hospitalar, essas bolsas também contribuirão diretamente para os procedimentos realizados no HJB, inclusive para as nossas cirurgias bariátricas, que dependem de estoques seguros para acontecer. Este resultado é de todos nós.”
A parceria entre o HJB e o Hemopa existe desde 2016, quando o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assumiu a gestão do hospital em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Em 2024, as campanhas de doação de sangue promovidas pelo HJB atingiram marca histórica, beneficiando cerca de 1.016 pacientes na rede hospitalar paraense.
O HJB esteve representado pela gerente Administrativa e Financeira, Claudia Srbek; pela coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Central de Material Esterilizado (CME), Luciana Gomes; pela biomédica responsável pela Agência Transfusional, Alyne Pardauil; pela técnica em Segurança do Trabalho, Claudirene Pinto; e pela assistente de Diretoria, Danielle Moraes.
Serviço:
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB
