Agricultores familiares de Paragominas recebem Cadastro Ambiental Rural da Emater
Agricultores familiares do Projeto de Assentamento Águia, em Paragominas, no sudeste do estado, que estão sob jurisdição do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram contemplados, nesta quarta-feira, 22, com a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), escritório local de Ulianópolis.
O benefício chegou para 51 famílias das comunidades Rio Bonito, Rio Azul e Cem Alqueires. As famílias assentadas trabalham com culturas olerícolas (ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécies, como hortaliças, raízes e tubérculos), milho, feijão, bovinocultura, e plantios de paricá e cana-de-açúcar.
A partir da emissão do CAR, elas estão dando um passo importante para legalização dos seus lotes, além de poderem acessar os programas nacionais, como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Nacional de Habitação Rural (PNHR); além da obtenção da Guia de Transporte Animal (GTA).
<