Hospitais Regionais e Galileu aprimoram programa de nutrição de pacientes
Com o objetivo de melhorar a recuperação dos pacientes internados nas unidades de saúde, a Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), que administra hospitais estaduais sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), firmou parceria com a Nestlé Health Science para treinar as equipes de nutrição das unidades de saúde administradas pela entidade. A ideia da iniciativa é desenvolver protocolos para que o paciente receba toda a quantidade de proteína de que precisa.
O treinamento já foi realizado no Hospital Galileu, em Belém, e agora chegou a vez do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, um dos hospitais públicos administrado pela Pró-Saúde no Pará.
De acordo com Adriana Serrat, assessora técnica da Nestlé, que ministrou o treinamento em Marabá, a iniciativa busca melhorar a qualidade dos indicadores de nutrição do hospital. Para tanto, ela levou às nutricionistas do HRSP uma vídeo-aula com a nutróloga Melina Castro, de São Paulo, sobre a elaboração do plano de ação que possibilita o suprimento proteico dos pacientes, de acordo com as suas necessidades.
Segundo Serrat, a correta administração nutricional diminui os riscos de infecção hospitalar, o tempo de internação e o uso de medicamentos. O próximo treinamento será no Hospital Metropolitano, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, capital do Estado.
<