Hospital do Baixo Amazonas realiza mutirão de cateterismo cardíaco
Procedimentos foram realizados, atendendo pacientes internados no HRBA e de outras unidades de saúde
Desde 2016, Hueneude da Silva Bezerra, 44 anos, realiza acompanhamento médico por conta de um problema cardíaco. Ele está internado no Hospital Municipal de Santarém, no oeste do Pará, depois de ter sofrido um infarto e, neste sábado (22), realizou dois procedimentos no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA): um cateterismo cardíaco e uma angioplastia.
"Foi importante, estava esperando este exame e graças a Deus aconteceu hoje. Fizemos o exame e evoluiu para a angioplastia. Graças a Deus, deu tudo certo. Não precisei sair de Santarém, fiz aqui mesmo e foi tudo bem, sem nenhuma intercorrência. Agora é voltar ao Municipal, ser avaliado pelos médicos e se Deus quiser ter alta logo, para ver a esposa e os filhos", contou o paciente.
Referência em hemodinâmica para a população, o HRBA promoveu um mutirão de cateterismo cardíaco, atendendo pacientes internados na própria unidade e em outros hospitais, como o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.
Foram realizados exames de cateterismo, que consiste na introdução de tubo fino e flexível - chamado cateter - em um vaso sanguíneo até chegar ao coração, para avaliação e tratamento de doenças, além de angioplastia, procedimento minimamente invasivo para a desobstrução de artérias.
"Hoje nós tivemos um mutirão com o cateterismo diagnóstico e também tivemos um paciente que foi necessária a intervenção e a colocação de um stent para corrigir uma lesão na artéria. Graças a Deus todos os procedimentos ocorreram de forma tranquila e segura. Contamos com uma equipe treinada e capacitada para isso", destacou médico cardiologista clínico e intervencionista José Soares, que faz parte da equipe de hemodinâmica do HRBA.
Procedimentos - De janeiro a outubro deste ano, o Regional de Santarém já realizou mais de 500 cateterismos cardíacos. De segunda a sexta-feira, a unidade recebe pacientes para a realização do procedimento, com uma média diária de cinco exames.
O hospital atende tanto pacientes com quadros mais graves, que precisam do procedimento com urgência, quanto usuários em tratamento mais leve, que são regulados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) de forma eletiva.
O serviço de hemodinâmica conta com três médicos especialistas e mais uma equipe preparada de enfermeiros e técnicos que realiza os procedimentos. Além do cateterismo cardíaco, o HRBA também realiza angioplastia coronariana, arteriografia de membros, angiografia cerebral e implante de filtro de veia cava.
"Contamos com uma equipe preparada para ofertar o melhor serviço na área da cardiologia, com a realização do exame do cateterismo e de outros procedimentos fundamentais para o tratamento desses pacientes. O mutirão é mais uma iniciativa do HRBA para atender melhor a nossa população do oeste do estado, que precisa do atendimento de excelência que ofertamos", concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço - O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
