Hospital Abelardo Santos fortalece assistência ao idoso e forma mais uma turma de cuidadores
Formação reforça compromisso do Governo do Pará com o cuidado integral à população idosa, fortalecendo políticas públicas voltadas ao bem-estar e à proteção dessas pessoas
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, concluiu, nesta quarta-feira (19), mais uma turma do Curso Teórico e Prático de Cuidador de Idosos. Ao todo, 20 alunos finalizaram a formação conduzida por profissionais da saúde da própria unidade, que abordou temas como aspectos psicológicos no atendimento, fisioterapia, promoção do bem-estar, Estatuto da Pessoa Idosa, entre outros.
Thamyres Gatti, 30 anos, foi uma das participantes do curso. Para a técnica de enfermagem, a iniciativa será essencial para aprimorar suas técnicas de cuidado. “Meu interesse por esse assunto começou após uma experiência em casa com minha tia, que tem Alzheimer e necessita de cuidados especiais. Agora, aproveito para transformar o conhecimento adquirido em uma nova possibilidade de trabalho”, contou.
Para Márcia Ferreira, 47 anos, a capacitação trouxe esperança para conquistar um futuro emprego. “Após esse curso, sinto que estou preparado para atuar como cuidadora. Gosto de cuidar de pessoas e, agora, com todos os ensinamentos que recebi, vejo a oportunidade de fazer a diferença nessa área. Estou otimista e tenho a certeza que em breve estarei atuando com excelência”, pontuou.
O cuidador de idoso é o responsável por garantir o bem-estar da pessoa atendida, atuando em áreas como higiene, conforto, lazer, alimentação, mobilidade e acompanhamento em saúde. Seu trabalho visa assegurar a integridade física, emocional e social do assistido. Além disso, esse profissional estimula a inclusão e aprimora a comunicação entre o paciente, seus familiares e a equipe de saúde.
Oportunidade
Idealizado pela Comissão de Humanização (CH), com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e de setores administrativos do HRAS, o treinamento ocorre anualmente e é ofertado gratuitamente às comunidades e ilhas próximas ao hospital. O objetivo central é capacitar e oferecer conhecimentos técnico-científicos que garantam a segurança do cuidado, o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa.
“Pensamos em um curso que integrasse profissionais qualificados do ‘Abelardo Santos’, como a equipe multidisciplinar, composta por especialidades como enfermagem, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e nutrição. Certamente, os participantes sairão prontos para os desafios do mercado de trabalho”, garantiu a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2023, a população com 60 anos ou mais quase duplicou no país, passando de 8,7% para 15,6%. Nesse período, a taxa de fecundidade caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher. A estimativa é que, até 2070, mais de um terço dos brasileiros (37,8%) seja composto por 60+. No Pará, atualmente, uma em cada dez pessoas é idosa.
A enfermeira do NEP, Jhuly Souza, ressalta que a formação oferecida pelo Hospital Abelardo Santos se torna um diferencial para quem busca se destacar no mercado. “Informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) indicam que, nos últimos três anos, o número de cuidadores de idosos no Brasil cresceu 15%, por isso a qualificação faz toda a diferença nessa concorrência”, ressaltou.
Referência
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Reconhecido pelo atendimento à mulher, criança e população indígena, somente em 2024 realizou mais de 1 milhão de atendimentos, entre cirurgias de média e alta complexidade, exames e consultas, entre outros procedimentos.
A estrutura conta com pronto-socorro pediátrico, ginecológico e obstétrico 24 horas, além de 360 leitos distribuídos entre emergência, cirurgia, internação clínica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). Também é uma das principais maternidades do Estado, realizando mais de 5 mil partos por ano, e dispõe de um centro de terapia renal.
