Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Sespa informa funcionamento dos serviços de saúde no feriado de quinta-feira (20)

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - 20 de Novembro, em Belém e no interior, algumas unidades manterão serviços de plantão

Por Roberta Vilanova (SESPA)
19/11/2025 17h19

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa sobre o funcionamento dos serviços de saúde nas suas unidades nesta quinta-feira (20), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, e na sexta-feira (21), que será ponto facultativo no serviço público estadual.

As Unidades de Referência Especializada Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia), e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II de gestão estadual não funcionarão nesta quinta-feira (20) e nem na sexta-feira (21). O atendimento volta ao normal em todas as unidades na próxima segunda-feira (24).

Já os Caps tipo III (Grão-Pará, Renascer e Marajoara) e a Unidade Básica da Pedreira vão manter apenas o serviço de urgência e emergência nesta quinta-feira (20) e na sexta (21), devendo retomar o atendimento ambulatorial na segunda-feira (24).

Hospitais de gestão direta - Os hospitais estaduais de gestão direta do Estado (Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas, em Belém; Hospital Regional de Cametá, Hospital Regional de Salinópolis e Hospital Regional de Conceição do Araguaia) vão funcionar em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência, de acordo com os perfis de atendimento de referência de cada um, nesta quinta-feira (20) e na sexta (21).

Unidades gerenciadas por organização social – A Policlínica Metropolitana, em Belém, Policlínica Lago de Tucuruí, Policlínica de Marabá, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, não funcionarão nesta quinta-feira (20), devendo retomar o atendimento na sexta-feira (21).

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém; Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC); Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá; Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém; Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção; Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba; Hospital Geral de Castelo de Sonhos (HGCS), em Altamira; Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB); Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, e o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) vão funcionar apenas com internação, atendimento de emergência e serviços específicos, conforme seus perfis de atendimento, nesta quinta-feira (20). Retomarão o funcionamento normal na sexta-feira (21).

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci (Belém) vai funcionar normalmente de acordo com seu perfil assistencial e de referência. Exames e consultas previamente agendados também estão mantidos, e os pacientes serão atendidos normalmente no feriado de 20 de novembro.

Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), o Hospital da Mulher do Pará, na capital, funcionará com pronto atendimento 24h para internação, urgência ginecológica e vítimas de violência sexual e doméstica. Consultas ambulatoriais e exames de diagnóstico por imagem vão funcionar apenas para pacientes previamente agendados.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; Hospital Geral de Tailândia (HGT) e Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (20). O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, funcionará apenas com os setores de internação.

Já o Hospital Jean Bitar, em Belém, funcionará normalmente para internação nesta quinta-feira (20). Na área ambulatorial, funcionará apenas para exames laboratoriais e raio-X. As consultas e todos os exames só serão retomados na sexta-feira (21).

O Complexo Hospitalar dos Caetés (Hospital e Policlínica), em Capanema, vai funcionar normalmente nesta quinta-feira (20). Já o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) não funcionará nesta quinta-feira (20), devendo retomar o atendimento na sexta-feira (21).

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) vai funcionar nesta quinta-feira (20) apenas com serviços de internação, pronto atendimento e hemodiálise. O Ambulatório e o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico retomarão o atendimento na sexta-feira (21).

Nesta quinta-feira (20), o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) manterá suas atividades assistenciais normalmente, com exceção dos setores administrativos, que estarão fechados. Na sexta-feira (21), todos os setores funcionarão normalmente.

O Hospital Regional de Tucuruí e a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) funcionarão normalmente nesta quinta-feira (20). Na sexta-feira (21), o Hospital funcionará apenas com serviços de internação e pronto atendimento. As atividades administrativas, a Unacon e atendimentos ambulatoriais retornarão à normalidade na segunda-feira (24).

Doação de sangue - A Fundação Hemopa informa datas e horários de funcionamento das unidades de coleta nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

Quinta-feira (20): Castanhal, das 7h às 13h; Abaetetuba, das 7h às 13h, e Capanema, das 7h às 13h. As demais unidades estarão fechadas.

Sexta-feira (21): Belém, das 7h30 às 18h; Castanheira, das 7h30 às 18h; Metrópole, das 7h30 às 18h; Santarém, das 7h às 13h; Castanhal, das 7h às 13h); Capanema, das 7h às 13h; Marabá, das 7h às 13h. As demais estarão fechadas.

Sábado (22): Belém, das 7h30 às 17h; Castanheira, das 7h30 às 17h; Metrópole, das 7h30 às 17h; Santarém, das 7h às 13h; Castanhal, das 7h às 13h; Marabá, das 7h às 17h. As demais estarão fechadas.

Campanha externa – das 8h às 17h, na Usina da Paz em Capanema (Residencial Jardim América, Rua 10, Quadra 32), e das 8h às 13h30 no município de Medicilândia (Centro de Diagnóstico).

Domingo (23): todas as unidades estarão fechadas.