Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Visitas estratégicas da Seduc pelo Nordeste do Estado fortalecem a educação pública e aceleram ações nas escolas

Por Ivana Barreto (SEDUC)
18/11/2025 18h30

Com o objetivo de fortalecer a educação pública do Pará e intensificar as ações em andamento em todas as regiões, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira, 18, uma agenda estratégica pelo nordeste do Estado, com visita à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Castanhal. A iniciativa integra o cronograma de acompanhamento presencial da gestão, que já alcançou 23 DREs e prevê visitar todas as 40, até dezembro, reforçando o compromisso de ampliar o diálogo e acelerar melhorias nas unidades escolares.

A comitiva foi liderada pelo secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, diretora de Gestão Educacional, Cláudia Ferreira, secretário-adjunto de Infraestrutura, Lázaro Lima, e o presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) Ricardo Carneiro.

O titular da Seduc destacou os efeitos positivos das agendas regionais.

“A presença da Seduc dentro das escolas reforça nosso compromisso de fortalecer a educação do Pará. Cada visita nos permite avançar com muito mais rapidez nas soluções, e temos visto impactos imediatos nas regionais por onde passamos. Estar perto da comunidade escolar transforma decisões em ações concretas, e vamos visitar todas as 40 DREs até dezembro, ouvindo, acolhendo e construindo junto”, afirmou.

A regional de Castanhal reúne aproximadamente 27 mil estudantes, atende 10 municípios e é a terceira maior DRE da Seduc. Somente em Castanhal, são 20 escolas estaduais, muitas delas já apresentam avanços pedagógicos e estruturais decorrentes das ações da Secretaria.

As visitas iniciaram na Escola Augusto Ramos, no município de Terra Alta e seguiram pelas escolas Nilza Nascimento, 28 de Janeiro, Cônego Leitão e Rotary Club, em Castanhal, e foram concluídas em Santa Maria do Pará, na Escola Magalhães Barata e na Escola Indígena Cacica Tembé.

O diretor da Escola Indígena Cacica Tembé, Everaldo Macena da Costa, destacou o impacto dessa aproximação.

“A gente já percebeu uma diferença muito grande. Ter um secretário dentro da escola, vendo a realidade de perto, é algo raro e muito significativo. Isso nos dá a certeza de que coisas boas irão acontecer. Para nós, é uma alegria muito grande e nos sentimos satisfeitos com o que está acontecendo”, disse.

A equipe avaliou demandas relacionadas à infraestrutura, manutenção, equipamentos, gestão escolar, indicadores pedagógicos e clima organizacional. A presença direta da Seduc nas unidades tem permitido acelerar encaminhamentos, melhorar a resposta às necessidades da rede e fortalecer o planejamento para o próximo ano letivo.