Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

"Sua Casa" beneficia 20 mil famílias com moradia digna na Região de Integração Rio Capim

Famílias de municípios da região garantiram construção, reforma, ou adaptação da moradia nos últimos sete anos de criação do programa.

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/11/2025 15h17

O governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), garantiu o benefício habitacional "Sua Casa" para cerca de 20 mil famílias na Região de Integração Rio Capim. Foram beneficiadas famílias da região, residentes em áreas urbanas e rurais dos seguintes municípios: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Ourém, Rondon do Pará e Tomé-Açu.

O benefício habitacional, que consiste em um cheque para a aquisição de material de construção, pode chegar até a R$ 21 mil,  incluindo recursos destinados ao pagamento de serviços, para que famílias em situação de vulnerabilidade social possam  assegurar melhores condições de moradia. 

O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, destaca que o programa avança em todas as regiões de integração e se consolida como uma importante ferramenta de enfrentamento ao déficit e à inadequação habitacional no Estado. “As famílias podem obter o recurso para construir a moradia desde o início, reformar, ampliar ou adaptar a residência – neste último caso, especialmente quando há pessoas com deficiência (PcD) no núcleo familiar. O programa leva qualidade de vida e moradia digna para quem mais precisa”, pontuou Pioneiro.

Em Ourém, a lavradora Maria Campos Nascimento, ao receber o benefício, contou que vivia em uma casa sem condições básicas de habitabilidade e que o benefício chegou no momento certo. “Minha casa está muito ruim, vivo pisando na 'terra', porque nem piso tem, e agora recebi essa benção e vou poder realizar o sonho de ajeitar minha casa”, disse.

Antônio Rodrigo Souza usou o benefício para melhorar as condições da sua casa

Já em Ipixuna do Pará, Antônio Rodrigo Souza, Pessoa com Deficiência (PcD), que recebeu a segunda etapa do programa, disse que o benefício é um divisor de águas em sua vida. "Antes, morava numa casa de madeira, sem nenhuma condição de viver, e ficava mais difícil ainda pela minha condição de cadeirante, hoje estou construindo uma casa com dois quartos, sendo uma suíte, o que facilita muito minha vida. Sou muito grato ao governo pelo benefício”, destacou.