Centro de Inovação da Seduc recebe visita técnica da Unesco e fortalece protagonismo estudantil
CISEB foi apresentado como modelo de educação sustentável e digital durante agenda de cooperação com organismos internacionais na COP30
Como parte da programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recebeu, nesta quinta-feira (13), uma visita técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A agenda teve a participação de representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Ministério da Educação (MEC).
A visita reforça o reconhecimento internacional das iniciativas educacionais desenvolvidas no Pará e do papel estratégico do CISEB como polo de inovação digital e sustentabilidade, articulando formação docente, protagonismo estudantil e práticas pedagógicas voltadas à realidade amazônica.
Integração entre educação, meio ambiente e tecnologia
O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, e o diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy, recepcionaram a comitiva. Durante a visita, professores e estudantes apresentaram os ambientes do CISEB, os projetos em andamento e as metodologias adotadas.
“O CISEB é um espaço fundamental na preparação do Pará para a COP30, pois integra sustentabilidade, tecnologia e formação cidadã. Essa visita reafirma o potencial transformador da educação quando conectada aos desafios do nosso tempo”, destacou o secretário Ricardo Sefer.
Protagonismo estudantil e soluções criativas
A estudante Jéssica Aguiar, do 9º ano da Escola Estadual Jarbas Passarinho, compartilhou a experiência da equipe de robótica “Pavulagem”, que desenvolve projetos inovadores com foco ambiental e social.
“É muito importante que a Unesco venha conhecer de perto o que fazemos aqui. Somos alunos protagonistas. Criamos o ‘Eco Pavu’, um barco que coleta resíduos sólidos nos rios, e o ‘Goeldi 360’, vídeo imersivo da exposição do Museu Goeldi. Tudo que fazemos é pensando no meio ambiente e no nosso futuro”, explicou Jéssica.
Inovação com identidade amazônica
O CISEB é o primeiro centro público do Brasil voltado à integração entre inovação digital e sustentabilidade na educação básica. Fruto de cooperação entre a Unesco e a Huawei, por meio do projeto Technology-enabled Open Schools for All, o espaço oferece formação continuada de professores e atividades práticas com materiais locais, como miriti e bambu, aproximando a tecnologia das vivências amazônicas.
Entre as atividades permanentes estão oficinas de robótica, programação, audiovisual, hortas sustentáveis, compostagem e prototipagem com impressora 3D e cortadora a laser.
O professor de Física Ivan Amorim, da Escola Estadual Dilma de Souza Catete, apresentou o projeto “Bambutec”, em que alunos utilizam o bambu para captação e reaproveitamento de água, combinando bicicletas geradoras e sistemas automatizados. “Nossa escola usa os recursos que temos em abundância e transforma isso em aprendizado real. A visita da Unesco é um reconhecimento ao esforço de alunos e professores”, afirmou.
Projetos sustentáveis com impacto social
Dentre os projetos desenvolvidos pelos estudantes no CISEB, destacam-se:
- Rios de Conexões: jogo educativo sobre preservação da água e biodiversidade;
- Composteira Doméstica e Sementeira Escolar: reaproveitamento de resíduos orgânicos e cultivo de mudas;
- Prototipagem sustentável: modelos com impressora 3D e cortadora a laser;
- Terrário Fechado e Laminadora de Miriti: união entre ciência, arte e cultura amazônica;
- Jogos e tapetes sustentáveis: materiais lúdicos voltados à educação ambiental.
Educação como caminho para transformação
A visita ao CISEB reforça o compromisso do Governo do Pará com uma educação pública conectada aos princípios da sustentabilidade, da inovação e da inclusão. O espaço é referência em boas práticas educacionais, com foco no desenvolvimento de soluções locais para desafios globais, e simboliza o papel estratégico da educação na construção de um futuro mais verde e equitativo.
