Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Sedap firma parceria internacional para ampliar ações de restauração ecológica e agroflorestal

Parceria técnica visa impulsionar projetos socioambientais, apoiar agricultores familiares e promover a restauração ecológica em áreas degradadas do Estado

Por Rose Barbosa (SEDAP)
13/11/2025 14h28
Secretário Giovanni Queiroz (ao centro) apresenta o acordo de compromisso firmado com o CIFOR-ICRAF

Como parte da programação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que ocorre em paralelo à Conferência das Nações Unidas às Mudanças Climáticas (COP30), foi celebrado, nesta quinta-feira (13), um Acordo de Cooperação Técnica com o Centro para a Pesquisa Florestal Internacional e Agroflorestal Mundial (CIFOR-ICRAF). O termo foi firmado na Agrizone, espaço instalado na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)-Amazônia Oriental. 

A programação foi acompanhada pela equipe da Sedap, tendo a frente o titular da pasta, Giovanni Queiroz, que assinou o termo pela instituição. De acordo com o estabelecido no compromisso, a finalidade é o desenvolvimento de programas e projetos socioambientais em parceria, visando fortalecer a governança territorial e capacitar protagonistas amazônicas, bem como impulsionar a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) e a Restauração Ecológica no Estado do Pará.   

O titular da Sedap informa que o acordo estabelece recuperação de áreas antropizadas e melhoria do clima

Ciência - Uma das finalidades do acordo será a busca, através da ciência, de sustentação às propostas que a Sedap apresenta à recuperação de áreas degradadas, como é o caso das ações postas em práticas por meio do Programa Territórios Sustentáveis (PTS), segundo informou Giovanni Queiroz. “O acordo estabelece recuperação das nossas áreas antropizadas, melhoria do clima, mas também com rentabilidade de resgate da nossa população ribeirinha, agricultores”, disse. 

As instituições celebrantes, como informou o gestor, elaborarão  o Plano de Trabalho relativo aos objetivos do acordo e executarão as ações que são objeto do termo, assim como monitorar os resultados. Uma das atividades do CIFOR-ICRAFT será promover em parceria com a Sedap a sensibilização e capacitação de técnicos e agricultores familiares em temáticas de interesse dos projetos, conforme detalhou Giovanni Queiroz. 

Equipe da Sedap, liderada pelo secretário Giovanni Queiroz, acompanhou a programação na Agrizone

“Estamos ajudando com o 'Territórios Sustentáveis’ a implantação de um hectare de cacau por agricultor. A meta é 100 hectares por municípios. Prestamos apoio para implantação do sistema agroflorestal de cacau.  E a ciência, o trabalho feito por quem tem esse conhecimento, é muito bem-vindo”, enfatizou Queiroz.  

O coordenador do "Territórios Sustentáveis", Tiago Catuxo, disse que o  termo de parceria ajudará buscar o  apoio para  “a gente entender um pouco das dinâmicas diferenciadas existentes dentro das regiões do Estado. Esse entendimento é importante para efetivar essas políticas públicas de fato”. 

Entrada da Agrizone, espaço voltado para apresentar o papel da agropecuária às mudanças climáticas, e que foi o local onde a Sedap firmou o acordo

O coordenador nacional e líder científico do centro no Brasil, André Miccolis, explicou que  o centro prestará assessoria técnica e científica de alto nível à Sedap no âmbito do acordo de cooperação. “A gente traz dados, resultados e ferramentas e metodologias científicas para ajudar na construção de políticas públicas; o outro lado é a capacitação dos técnicos do governo,  tanto no sistema agroflorestal quanto em planejamento financeiro, em modelagem e carbono, ferramentas para ajudar os técnicos em levar as políticas públicas para o campo de maneira mais qualificada, técnica e cientificamente”, observou. 

O secretário de habitação de Óbidos, município localizado no Oeste do Pará, Agostinho Guimarães, também esteve presente na programação, representando a prefeitura local.  O município, como informou, conta com sete áreas quilombolas e três reservas indígenas. “A vinda foi para fazer parceria, temos um potencial pecuário muito forte e as fragilidades chegam a nossa região.  Fazer com que nosso município tenha assessoria científica e política é fundamental", disse. 

A equipe do CIFOR-ICRAF faz um apanhado do trabalho realizado pela instituição

O CIFOR-ICRAF está em 60 países no mundo, com sede em 25 países, entre os quais, no Brasil e no Peru. Antes da formalização do acordo, pesquisadores convidados  do Museu Emílio Goeldi, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Embrapa, além da equipe da Sedap, participaram de uma conversa com a equipe do CIFOR-ICRAF, que fez um apanhado das ações realizadas no Brasil.