Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Participantes da COP30 contam com serviços de segurança dentro e nas proximidades do Parque da Cidade

As unidades das polícias Civil e Militar foram totalmente reformuladas para atender as ocorrências e aos participantes do evento na Green Zone

Por Walena Lopes (SEGUP)
11/11/2025 14h51

A Segurança Pública do Pará está presente durante a Conferência Climática da ONU, a COP30, que acontece na capital até a próxima sexta-feira, 21. Os participantes podem contar com a presença do 1º Batalhão de Polícia Militar, e ainda, da Unidade de Polícia Civil, ambos localizados no bairro da Sacramenta. As unidades foram totalmente reformuladas para atender as ocorrências e aos participantes que acompanham os painéis e as apresentações na Green Zone, área localizada dentro do Parque da Cidade, em Belém. 

“Estamos com os nossos serviços disponíveis para atendimentos, caso alguns dos participantes da COP, que estejam no entorno do Parque da Cidade, bem como, a própria população, para que possam contar com serviços, não apenas de rondas e patrulhamento policial feito pela Polícia Militar, assim como, com atendimentos e registros de ocorrências feitos pela Delegacia de Polícia Civil”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Batalhão da Polícia Militar - O prédio do 1º Batalhão de Polícia Militar tem uma localização estratégica dentro do Complexo do Parque da Cidade, uma das principais áreas de trabalho voltada para a COP30. As equipes policiais atuam no patrulhamento e nas rondas aos arredores do Parque da Cidade, além de fazer a cobertura policial dos bairros e arredores do Parque. 

“Todo o policiamento na redondeza é realizado pelos policiais que servem ao 1º Batalhão, que tem o prédio bem ao lado do Parque, o que facilita ainda mais para aqueles que estão circulando pela Green Zone durante todo o período da COP, além de claro atender a toda a população não só do bairro da Sacramenta mas também dos arredores”, reforçou Ualame Machado. 

Unidade de Polícia Civil - Além das rondas e patrulhamentos policiais, a população conta também com o serviço de atendimento, registro de ocorrências e emissão de documentos feitos por uma equipe de policiais civis que está atuando no prédio de identificação anexo à 1ª Seccional Urbana da Sacramenta. Durante todo o período da COP30 o prédio terá um espaço específico voltado aos atendimentos para os participantes da Green Zone e toda a população que estiver acompanhando as programações no Parque da Cidade. 

“Estamos com uma estrutura muito bem planejada de atendimento e de serviços voltados para os turistas durante todo esse período da COP30 na nossa cidade. Além da Seccional da Sacramenta, os turistas também podem contar com os serviços da própria Delegacia de Proteção ao Turista, que está localizada no complexo da Estação das Docas. Todos poderão aproveitar esse momento com muita tranquilidade, pois nossos serviços estão funcionando normalmente para atender, da melhor forma possível, a todos”, concluiu o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Serviço: A Segup reforça que diante de qualquer urgência ou emergência, o Sistema de Segurança Pública pode ser acionado por meio do 190 do Centro Integrado de Operações (CIOp), que acionará as equipes policiais do entorno para o atendimento imediato da ocorrência.