Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Educação paraense é destaque na COP 30 com política inovadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por Ivana Barreto (SEDUC)
10/11/2025 20h23

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) marcou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com o painel “Educação pela Amazônia: a Política de Educação Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Clima do Pará”, realizado na Greenzone, Pavilhão Pará, no Parque da Cidade, na tarde desta segunda-feira, 10. 

 A atividade foi promovida pela Coordenação de Educação Ambiental e pela Direção do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), com o objetivo de apresentar as ações pioneiras do Estado na integração entre educação, meio ambiente e inovação tecnológica.

Participaram do painel o secretário-adjunto de Regime de Colaboração (Sarc), Diego Maia, o coordenador de Educação Ambiental, Mauro Tavares, o diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy e a estudante Tamires Eleres. 

Durante o encontro, o secretário-adjunto Diego Maia destacou o protagonismo do Pará como o único Estado brasileiro a institucionalizar a educação ambiental como componente curricular obrigatório, integrando o tema ao processo de ensino-aprendizagem.

“O Pará é hoje o único Estado do Brasil que implementou a educação ambiental não como tema transversal, mas como parte do processo pedagógico. Isso está dentro do nosso currículo estadual, com material autoral e avaliação própria. A COP30 é uma oportunidade de mostrar nossos avanços, com uma política que une educação, inovação e clima”. 

O coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, ressaltou a importância da política pública para a formação de novas gerações comprometidas com o meio ambiente.

“É uma oportunidade de diálogo com a sociedade sobre a importância de implementar o componente de educação ambiental nas escolas. Hoje, existe um percurso formativo estruturado, desde os anos iniciais até o ensino médio, que fortalece a formação do cidadão ecológico. Nosso objetivo é contribuir para um futuro melhor, no qual a sustentabilidade seja um valor cotidiano”, destacou.

A estudante Tamires Eleres

Representando os estudantes da rede pública, Tamires Eleres, aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, compartilhou sua experiência com a disciplina de Educação Ambiental e seu impacto pessoal.

“A educação ambiental mudou minha forma de ver o mundo. Foi a partir dela que desenvolvi projetos científicos, escrevi meu primeiro livro sobre desmatamento e ampliei meu olhar crítico sobre a sociedade. Ela é fundamental para transformar atitudes e formar cidadãos conscientes, desde a educação infantil até o ensino médio”, relatou a estudante.

O diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy, destacou o papel do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) na promoção de uma aprendizagem ativa e conectada aos desafios amazônicos.

“O Ciseb nasce como uma resposta concreta ao desafio de tornar a educação pública mais inovadora, conectada e sustentável. Ele combina tecnologia, criatividade e formação continuada, tornando professores e estudantes protagonistas na criação de soluções para os desafios climáticos e ambientais. Nosso compromisso é fazer da Amazônia um território onde se experimenta uma nova forma de educar, mais criativa, colaborativa e conectada ao planeta”, afirmou. 

Educação Ambiental

A Política Estadual de Educação Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Clima, instituída em 2024, conta com seis pilares, entre eles a criação do componente curricular de Educação Ambiental e a consolidação dos Cisebs como centros de referência em práticas inovadoras. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Pará em construir uma educação pública transformadora, inclusiva e alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).