Festival da Cobra-Grande recebe apoio da Setur
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai apoiar a realização do 5º Festival da Cobra-Grande, no próximo domingo, dia 2 de agosto, na Ilha de Caratateua, distrito do Outeiro, em Belém. O convênio que firma o repasse de recursos foi assinado pelo secretário de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, junto ao produtor cultural Francisco Pereira, com a presença do organizador e coordenador do evento, Juan Nascimento.
“Com isso esperamos contribuir para o desenvolvimento do setor cultural do Estado por entendermos que ele constitui uma importante matéria-prima do turismo, que por sua vez deve ser compreendido como uma atividade econômica”, afirma Adenauer Góes.
O Festival da Cobra-Grande é disputado nos mesmos moldes do Boi de Parintins e do Festival do Çairé, em Santarém, envolvendo dois grupos concorrentes: a Cobra Azul e a Cobra Azul e Branca, que reúnem em suas equipes torcedores de Remo e Paysandu, respectivamente. Ao todo, 17 itens são julgados pelo corpo de jurados.
“O festival contribui para o fortalecimento do calendário de eventos culturais paraenses ao resgatar o folclore regional, por meio de pesquisas e exposições”, explica Juan Nascimento. Ainda segundo o coordenador, o objetivo é que o festival – que privilegia o folclore local e regional – seja reconhecido como o maior da cidade de Belém, no gênero.
Na programação do evento constam danças, cursos, palestras e seminários sobre folclore, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposições de peças artesanais, espetáculo pirotécnico, feiras e eventos. O V Festival Folclórico da Cobra-Grande ocorrerá no dia 2 de agosto.