Detran investe em equipamentos e infraestrutura na capital e interior
Desde o início deste ano o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem passsando por um processo de reestruturação, para ampliação e fortalecimento das ações do órgão em todo o Pará. Os investimentos contemplam, principalmente, obras de reforma, ampliação, adequação e construção de novos prédios para sediar as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que são as unidades do Departamento que prestam serviços à população do interior do Estado.
Uma das metas da administração do órgão é implantar Ciretrans, categoria A, em cada município polo. O projeto arquitetônico das novas unidades já foi concluído, a partir de uma concepção moderna e funcional que possa atender as necessidades de espaço e das demandas referentes aos diversos serviços prestados aos usuários. A construção de cada Ciretran, já equipada, corresponde a um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões.
De acordo com o diretor geral do Detran, Nilton Atayde, já estão em andamento os processos de reforma e adequação de Ciretrans localizadas nos municípios de Santarém, Rondon do Pará, Marabá, Tailândia, Óbidos, São Geraldo do Araguaia, Ananindeua, Tomé-Açu, Castanhal, Mãe do Rio e Capanema.
Veículos
Também há projetos concluídos e em andamento, realizados por meio de convênios, de sinalização viária vertical e horizontal, destinados aos municípios de São Miguel do Guamá , Marituba, Belterra, Augusto Corrêa, Santa Maria do Pará, Rio Maria, Paragominas, Salinópolis, Primavera, Abaetetuba, Nova Esperança do Piriá, Santarém Novo, São Sebastião da Boa Vista, Limoeiro do Ajuru, Capanema, Eldorado do Carajás, Castanhal, Santa Isabel, Salvaterra, Redenção, Xinguara, Bonito, São Francisco do Pará, Maracanã e São Caetano de Odivelas.
Nilton Atayde explicou que os investimentos no interior do Estado também envolvem a renovação da frota de veículos. O Detran adquiriu 25 caminhonetes da marca Toyota, modelo Hilux, CD 4x4 STD, ano 2015, para dar suporte operacional e administrativo às Ciretrans. Já foram entregues 12 veículos para unidades de categoria A, com sede nos municípios de Abaetetuba, Paragominas, Parauapebas, Altamira, Castanhal, Itaituba, Capanema, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, além da Ciretran de Salinópolis, que é uma unidade de classificação B. Os demais veículos estão sendo identificados e serão enviados, em breve, para as diversas regiões paraenses.
"Estes veículos vão dar suporte operacional ao trabalho das unidades do Detran no interior do Estado. Neste primeiro momento, entregamos viaturas novas para as Ciretrans de categoria A. Esse trabalho vai ser feito em etapas e a próxima será voltada para equipar as unidades de categoria B. Desta forma, pretendemos alcançar todos os municípios onde houver uma unidade do Detran. Ao todo, estão em funcionamento 47 Ciretrans e a nossa meta é contemplar todas elas", afirmou Nilton Atayde.
O investimento na renovação de veículos também envolve a aquisição de 20 motocicletas e 4 quadriciclos, que já estão sendo utilizados nas ações de fiscalização da Operação Verão, desenvolvidas no município de Salinópolis.
Tecnologia
O diretor anunciou, ainda, que também haverá investimentos na capital. Está prevista para os próximos meses a inauguração do novo Parque de Retenção do Detran, localizado na avenida Tavares Bastos, onde também vão funcionar as atividades da Comissão de Leilão da instituição. Ainda neste ano, também será executada a reforma e revitalização do Posto Avançado, localizado na travessa Antônio Barreto, cujo edital de licitação já foi publicado, além da adequação das áreas de exames práticos e teóricos e a de vistoria de veículos, com tecnologia de monitoramento, ambas localizadas no prédio sede, na avenida Augusto Montenegro.
Desde o ano passado, o Detran vem incrementando a aquisição de novas tecnologias, com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões em equipamentos de informática, na capital e interior. Outro avanço importante são os investimentos realizados em uma área essencial da instituição: a de fiscalização de trânsito. Estão sendo adquiridos diversos equipamentos de proteção individual (EPI): 300 barreiras plásticas verticais e horizontais, 150 barreiras pantográficas refletivas, 150 balizadores cônicos refletivos, 60 lombadas portáteis, 200 sinalizadores luminosos intermitentes, 323 bastões sinalizadores, 50 placas portáteis, 20 faróis de busca, 300 fitas zebradas, 1.000 cones, 323 lanternas táticas, capas de chuva, cones e uniformes funcionais, entre outros.
Educação
Investimentos também estão sendo feitos na área de educação de trânsito, por intermédio da aquisição de 375 mil livros didáticos e 3 mil códigos de Trânsito. O material é distribuído nas ações educativas promovidas em vias públicas, escolas, centros comunitários, entidades e empresas, entre outros locais. No último final de semana, o Detran fez o lançamento do projeto “Transitando nos Bares”, em Salinópolis, cujo objetivo é orientar e conscientizar o cidadão a evitar a combinação álcool e direção. Outra ação importante desta área é o projeto “Professor Multiplicador”, que desde o ano passado oferece capacitação para professores em diversos municípios do Estado, com o objetivo de qualificá-los para ministrar instruções, em sala de aula, sobre a temática do trânsito.