Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Sedeme promove debates sobre transição energética na COP30

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) participará de dois painéis nos dias 13 e 19 de novembro em Belém

Por Aldirene Gama (SEDEME)
05/11/2025 11h41

Com os temas “Bioenergia no Pará – Biogás, Biometano e Biocombustíveis na Transição Energética Amazônica” e “Descarbonização do Setor de Energia: Caminhos para a Transição Energética Justa”, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participará de dois painéis de debate nos dias 13 e 19 de novembro, respectivamente, como parte da programação oficial do Pavilhão Pará, localizado na Zona Verde da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Estudos indicam que o Pará tem um potencial anual de geração de aproximadamente 166 milhões de m³ de biogás e 125 milhões de m³ de biometano. Nesse contexto, será apresentado o projeto de aproveitamento energético do biogás no Aterro Sanitário de Marituba, uma experiência concreta de integração entre gestão de resíduos e geração de energia elétrica renovável.

Painel 1 – 13 de novembro –Sala Castanheira – 16h 30 às 17h20
O primeiro painel propõe uma discussão técnica e estratégica sobre o papel do Estado do Pará na transição energética brasileira, com foco na expansão do biogás e biometano a partir do aproveitamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), além dos biocombustíveis, como o biodiesel.

O painel também abordará o avanço de empreendimentos voltados à produção de biodiesel no Estado, contando com a participação da empresa Agropalma como painelista, que apresentará seu projeto de geração de biodiesel a partir de resíduos da produção de óleo de palma.

Com a participação da Sedeme, será apresentado o planejamento energético estadual voltado à expansão dos biocombustíveis, biogás e biometano, incluindo os incentivos fiscais oferecidos para empreendimentos de bioenergia. O painel destacará ainda as ações de cooperação técnica internacional, com ênfase no diálogo entre o Governo do Pará, por meio da Sedeme, e a Embaixada da Suécia no Brasil, voltado ao intercâmbio de tecnologias e boas práticas em biogás e biometano.

Ao reunir representantes do governo, do setor produtivo e de instituições internacionais, a proposta busca apresentar o Pará como uma referência amazônica em energia renovável, promovendo a integração entre inovação tecnológica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Painel 2 – 19 de novembro – sala  Miritizeiro – 14h30 ás 15h20
Dando continuidade à programação, o segundo painel tem como objetivo promover o diálogo entre representantes do setor industrial, formuladores de políticas públicas, especialistas em energia e clima, academia e sociedade civil. A proposta é explorar soluções que combinem inovação tecnológica, aproveitamento das potencialidades locais — como fontes renováveis (hidrelétrica, solar e biomassa), infraestrutura energética já instalada e iniciativas de eficiência energética — e instrumentos regulatórios que favoreçam a transição para uma matriz energética mais limpa, resiliente e de baixo carbono.

Considerando o papel estratégico do Pará na economia brasileira e sua inserção na região amazônica, o painel também abordará como a descarbonização pode contribuir para um modelo de desenvolvimento industrial sustentável, capaz de gerar emprego e renda com menor impacto ambiental.