Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA SUSTENTÁVEL
English Version

EGPA leva à COP30 debate sobre o futuro da Amazônia e o papel transformador do servidor público

A EGPA estará presente no Pavilhão Pará, espaço do governo do Estado na Green Zone da COP30, que será aberto ao público. O painel irá debater a importância do servidor público como agente de transformação

Por Angélica Corrêa (EGPA)
04/11/2025 17h50
A EGPA reforçará o papel do servidor público como agente de transformação

Com o tema “Escolas de Governo e o Futuro da Amazônia: A Agenda Pós-COP30 na Perspectiva ESG para Servidores e Serviços Públicos”, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) estará presente na Conferência das Partes (COP30), no dia 18 de novembro, na Green Zone, em Belém, com o objetivo de propor e consolidar uma agenda sustentável que fortaleça a atuação do servidor público como agente de transformação na Amazônia, além de discutir o papel das Escolas de Governo na construção do futuro da Amazônia sob a ótica ESG (Ambiental, Social e Governança).

As Escolas de Governo, ao incorporarem o ESG em seus currículos e metodologias, tornam-se laboratórios de inovação, ética e sustentabilidade, promovendo a formação de profissionais conscientes e preparados para liderar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável. 

A EGPA, por meio do seu Laboratório de Inovação e Governança, já atua nesse sentido, oferecendo capacitações, cocriando soluções junto a comunidades e conectando a Agenda 2030 da ONU às realidades amazônicas. Durante a COP30, a instituição também apresentará seu planejamento para o período pós-COP30, com foco em ações de formação e fortalecimento do serviço público. 

O servidor como agente público:

O painel da autarquia será apresentado pelo coordenador do Laboratório de Inovação (LabInov) e de Educação a Distância (EaD), Reinan Abreu, que explica que o tema da proposta apresentada surgiu da compreensão de que o servidor público tem um papel estratégico na construção de um novo modelo sustentável para a Amazônia. Logo, o tema reforça a ética, responsabilidade e a inovação na gestão pública.

"O governo do Pará, por meio da EGPA, está comprometido em fazer da Amazônia um exemplo de gestão pública verde, colaborativa e inovadora, onde o servidor sempre se destaca como protagonista dessa mudança e das políticas públicas que desejamos", explica o coordenador. 

Para o diretor-geral da EGPA, Helvio Arruda, o tema que será apresentado reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor público. 

"A Escola de Governança Pública do Estado do Pará não poderia ficar de fora deste importante evento da COP30, então, estaremos no dia 18 de novembro prestigiando o trabalho que será apresentado por meio do nosso laboratório de inovação", fala o diretor. 

Serviço: 
Painel da EGPA na Green Zone: “Escolas de Governo e o Futuro da Amazônia: A Agenda Pós-COP30 na Perspectiva ESG para Servidores e Serviços Públicos”.
Dia: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 13h30 às 14h20
Local: Pavilhão Pará, espaço do governo do Estado na Green Zone, Belém
Sala: Castanheira