Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Em Belém, Governo do Estado entrega Benefício Eventual para famílias afetadas por sinistros

Esta ação compõe a política pública de proteção social executada pelo Governo do Estado, por meio da Seaster, que atua na garantia de direitos e no enfrentamento de situações emergenciais em todo o Pará

Por Luana Taveira (SEASTER)
03/11/2025 13h57

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou a entrega do benefício eventual na manhã desta segunda-feira (03), para seis famílias, residentes na Região Metropolitana de Belém. A entrega das ordens bancárias ocorreu na sede da Seaster, no bairro de Nazaré, em Belém, pela equipe da Diretoria de Renda e Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP).

Os benefícios eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e oferecidos aos cidadãos e famílias que não possuem meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas, como morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública, que comprometam a dignidade humana. O benefício é concedido, em média, por três meses, no valor equivalente a um salário-mínimo por mês.

“A estrutura da minha casa começou a ceder de um lado. A telha quebrou, e quando chove, molha tudo a cozinha e os dois quartos também. O assoalho quebrou, uma parte está afundando e parece que vai cair. O benefício chegou em boa hora. Não tinha de onde tirar esse recurso”, contou Raimunda Ferreira .

Esta ação compõe a política pública de proteção social executada pelo Governo do Estado, por meio da Seaster, que atua na garantia de direitos e no enfrentamento de situações emergenciais em todo o Pará. 

“Já fui avaliada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, recebi os laudos que confirmam o perigo estrutural. Essa assistência chegou em um momento muito importante, porque a minha casa apresenta rachaduras, partes comprometidas e risco para quem mora nela. Com o benefício, pretendo realizar os reparos necessários para minha própria segurança”, disse Marilene Oliveira, autônoma.

Com o objetivo de promover mais dignidade, segurança de renda para um recomeço às famílias em vulnerabilidade, o Governo do Pará reafirma o seu compromisso, para com uma assistência social sempre mais humanizada, eficiente e presente.

"O Governo do Pará possui um compromisso com a população que mais precisa. E este auxílio é uma forma de assegurar que famílias afetadas por situações emergenciais, tenham um suporte para recomeçar e este é o nosso papel, estar ao lado dessas pessoas e assim, poder oferecer condições adequadas para superarem as dificuldades", ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster