Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

BRT Metropolitano inicia operação assistida e integra mobilidade entre municípios da Grande Belém

Agilidade, conforto e economia marcam o início do novo sistema integrado que interliga Santa Izabel, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém

Por Dayane Baía (ARCON)
01/11/2025 20h47

O Governo do Pará iniciou, neste sábado (1º), a operação assistida do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (BRT Metropolitano), que marca a fase de implantação gradual do novo modelo de transporte público da Região Metropolitana de Belém. Nesta etapa inicial, o sistema funciona com três linhas troncais e quatro alimentadoras, conectando os municípios de Santa Izabel, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o sistema representa um avanço histórico na integração do transporte coletivo.

Secretário Adler Silveira

“Começamos hoje a operação assistida do BRT Metropolitano, obra entregue pelo Governo do Estado, e já temos ônibus circulando dos terminais de Marituba e Ananindeua ao centro de Belém. A passagem única de R$ 4,60 garante menor custo no deslocamento, com redução no tempo de trajeto e mais conforto aos usuários que utilizam o corredor expresso do BRT ao longo da BR-316.”

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) coordena a implantação do serviço junto às concessionárias BRT Amazônia, que opera as linhas, terminais, estações e garagem, e Autopass, responsável pelo sistema de bilhetagem digital. A atuação da Arcon assegura o padrão de qualidade, segurança e eficiência na operação do novo sistema.

Conforto, segurança e desenvolvimento

O BRT Metropolitano é o maior projeto de mobilidade já executado na Região Metropolitana de Belém e vai beneficiar diretamente mais de dois milhões de paraenses. Os novos ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi e tecnologia de baixo impacto ambiental. Além de garantir rapidez e conforto, o sistema estimula o desenvolvimento urbano e valoriza as áreas próximas ao corredor expresso da BR-316.

No Terminal de Marituba, a cuidadora Jéssica Lima aprovou a experiência no primeiro dia de deslocamento para o trabalho no novo modal. Ela foi a primeira usuária a adquirir o bilhete para acesso às plataformas por meio de QR Code. “A Região Metropolitana era muito carente de transporte e com o BRT vamos ter mais agilidade para chegar em casa e ainda com a segurança de um ônibus confortável”, afirmou.

Do lado de dentro do guichê, a bilheteira Bruna Braun dos Santos comemorava o primeiro dia no novo trabalho. “É muito satisfatório saber que estamos oferecendo um ótimo transporte para a população. Já começamos a fazer as recargas do cartão Pra Já e as vendas dos bilhetes”, contou a moradora de Marituba.

Bruna está entre os 200 profissionais envolvidos operação assistida, que inclui as áreas de bilheteria, manutenção e operação. O motorista Jean Rocha, com 21 anos de profissão, reforça o entusiasmo da equipe. “É um sistema inédito na Região Metropolitana e tem tudo para dar certo. Essas primeiras viagens são importantes para os ajustes e os usuários estão se acostumando”, afirmou.

Para orientar os passageiros, a Arcon reforçou as equipes com 150 estagiários. Entre eles, Henrique Souza, de 17 anos, que participou das primeiras viagens do sistema. “É uma novidade para nós e para a população. Já acompanhamos o embarque dos passageiros e ajudamos a direcionar quem chega aos terminais”, contou o estudante. Confira os trajetos completos das linhas. 

Modernização e bilhetagem digital

Com o BRT Metropolitano, o Governo do Pará moderniza o transporte público, implantando o sistema de bilhetagem digital Pra Já, disponível por meio de cartão físico e do aplicativo Pra Já Metropolitano, já disponível para Android e, em breve, para iOS.

Os cartões estão sendo emitidos gratuitamente nos terminais de Marituba e Ananindeua. Para obter o benefício, o usuário deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Estudantes também devem apresentar comprovante de matrícula e pessoas com deficiência, laudo médico comprobatório.

Durante os primeiros dias, os passageiros poderão usar provisoriamente cartões de outros sistemas de transporte para garantir o direito à gratuidade ou à tarifa reduzida. No BRT Metropolitano, as gratuidades são asseguradas a idosos, pessoas com deficiência e agentes em serviço. Aos domingos e feriados, a passagem é gratuita para todos os usuários.

A servidora pública Tayná Guedes, moradora de Ananindeua, foi uma das primeiras a garantir o novo cartão Pra Já.

Tainá Guedes

“Foi mais rápido do que eu imaginava. Emitiram na hora. Eu gostei do cartão porque subir no ônibus com dinheiro e esperar o troco atrapalha a viagem. É mais prático e seguro assim. Além disso, vou economizar tempo e até R$ 700 em combustível por mês. Estou animada em migrar para o sistema e deixar o carro em casa”, contou Tayná, destacando também o caráter ambiental do novo modelo de transporte.