Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER
English Version

Governo do Pará realiza a 10ª e última regional do Joapa, em Vigia de Nazaré

A abertura oficial ocorre nesta quinta-feira (30), às 19h, no Ginásio de Esportes “Manoel Soiá”

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
30/10/2025 15h02

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realiza, em Vigia, no nordeste do Estado, a 10ª etapa da Regional Guamá/Guajará dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), a maior competição de esporte amador do Estado. A abertura oficial ocorre nesta quinta-feira (30), às 19h, no Ginásio de Esportes “Manoel Soiá”, localizado na avenida Marcionilo Alves, no bairro Santa Rita.
 
O evento reúne atletas de diferentes municípios paraenses e segue até este domingo (2), quando será definido o campeão do Troféu Eficiência.

Nesta edição, 890 atletas de 13 municípios participam das disputas: Mãe do Rio, Castanhal, Curuçá, São Francisco, Vigia, Salinópolis, Bragança, Maracanã, São Domingos do Capim, Santa Izabel, Colares, Benevides e Marituba, competindo nas modalidades de basquetebol, handebol, futsal, futebol de areia, voleibol e tênis de mesa.
 
Os campeões da regional garantem vaga para representar seus municípios na etapa estadual do Joapa, prevista para dezembro, em Belém.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância da competição como uma das principais políticas públicas esportivas do governo do Pará. “O Joapa é uma grande celebração do esporte amador paraense. Ele movimenta os municípios, incentiva a prática esportiva e promove a integração social entre jovens e adultos de todas as regiões. Além de revelar talentos, o Joapa fortalece o papel do esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou o secretário.

Joapa 2025

Criado para fomentar o esporte em todo o Pará, o Joapa se consolidou como a maior competição do esporte amador do Estado, envolvendo os 144 municípios paraenses. O evento promove integração regional, descoberta de novos talentos e valorização dos atletas do interior, reforçando o compromisso do governo do Pará em garantir acesso ao esporte e lazer como direitos de todos os cidadãos.