Hospital de Marabá faz treinamento de higiene das mãos
Dando continuidade a uma série de medidas que visa a segurança do paciente, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, está reforçando a importância e a necessidade da higiene das mãos. Este é o segundo de um total de sete procedimentos previstos pelo Protocolo de Segurança do Paciente.
“Trata-se de uma prática simples, mas que faz toda diferença. É comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que a simples prática de higienização das mãos diminui, sim, os índices de infecção hospitalar”, afirma Daiane Freitas, enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade de saúde.
O SCIH reforça as medidas de higiene, como a lavagem das mãos com álcool gel – procedimento preconizado pela OMS e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A nova etapa do treinamento começou com os enfermeiros; foram feitas apresentações e dinâmicas com os demais colaboradores de todos os setores do hospital, inclusive com o pessoal que atua na parte administrativa.
O Protocolo de Segurança - uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Regional (administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar - Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública – Sespa) contempla uma série de procedimentos como: prevenção de quedas, prevenção de úlceras por pressão, cirurgia segura e comunicação efetiva entre os profissionais de saúde.