Força do cacau do Pará está no Salão do Chocolate da França até domingo (2)
Delegação do Pará tem produtores de regiões de Integração, e técnicos da Sedap, que participaram inclusive de rodada de negócios na Embaixada Brasileira
A força do cacau da Amazônia, em especial, o produzido no Pará e na Bahia, estará representada no Salão do Chocolate de Paris deste ano. A programação inicia, na noite desta terça-feira (28) e segue até o próximo domingo (2). Do Pará, participam do tradicional evento oito produtores dos municípios de Castanhal, São Francisco do Pará (ambos da região de integração do Rio Guamá); Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Pacajá (da região de integração do Xingu); e de Novo Repartimento (da região de integração Lago de Tucuruí).
Na manhã, desta terça-feira (28), os produtores participaram de uma rodada de negócios na embaixada do Brasil na França. A coordenação da missão paraense é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) que coordena os recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau). O Fundo financia a participação da delegação.
A participação do Pará integra a Missão Internacional Origem Brasil. Este é o 30º ano do tradicional salão, considerado o mais importante do segmento. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Pará, sediada na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), também integra a delegação paraense.
Brasil terá homenagens no Salão do Chocolate de Paris
O Brasil será homenageado nesta edição comemorativa do salão em reconhecimento ao incentivo à produção de cacau que é uma das mais ativas do mundo. A homenagem marca, ainda, a realização da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).
Os chocolatiers Léo Vilea e Tati Benazzi – que participaram na edição deste ano em Belém do Festival do Cacau e do Chocolate em Altamira e em Belém - realizado em parceria entre a Sedap e a Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) – vão apresentar no Salão do Chocolate a obra “Guardiões da Floresta”. A escultura feita com mais de 300 kg de chocolate presta homenagem à biodiversidade amazônica.
O Brasil produziu em 2024, aproximadamente 298 mil toneladas de amêndoas de cacau, com destaque ao Pará que é o maior produtor do país, conforme os mais recentes dados anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Pará produziu, em 2024, (ano-base do IBGE), 137, 46 mil toneladas da fruta.
Rodada de negócios com produtores do Pará
Como parte da programação da missão paraense, foi realizada na manhã desta terça-feira (28) a rodada de negócios na embaixada brasileira. A rodada sobre cacau e derivados contou com a participação dos produtores do Pará e da Bahia.
O reconhecimento do Pará entre os principais polos produtores de cacau cultivado de forma sustentável abre as portas para novos negócios e parcerias, como observou o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará (Procacau) da Sedap, Ivaldo Santana.
“Essa rodada é importante, pois abre portas para comercialização de amêndoas de qualidade e seus derivados, principalmente o chocolate. Os compradores são em sua maioria, europeus”, disse.
O Salão do Chocolate ocorre no Parque de Exposições do Porte de Versailles. Participarão 500 expositores de 60 países. A abertura da programação ocorre às 19h desta terça-feira (28).
