Nova orla consolida incentivo ao turismo e à convivência em São Caetano de Odivelas
Estrutura entregue pelo Governo do Pará há um ano proporciona lazer, segurança e mais oportunidades de geração de renda
Entregue há um ano pelo Governo do Pará, a primeira etapa da reestruturação da orla de São Caetano de Odivelas, município da região Nordeste do estado, virou um ponto de convivência para os moradores e consolidou o turismo e a economia da cidade.
A estudante Yasmin Sophia, 20 anos, ressalta a importância da transformação que a nova estrutura trouxe para a sede municipal. “Depois da inauguração da orla melhorou bastante a questão do lazer, porque agora temos um lugar bonito e organizado pra passear, encontrar os amigos e a família. Virou um ponto de convivência mesmo, onde a gente consegue relaxar, conversar e aproveitar mais a paisagem do Rio Mojuim”, diz a frequentadora do espaço.
“A orla trouxe oportunidades tanto para os vendedores ambulantes quanto para os empreendedores dos quiosques e de outros estabelecimentos próximos. Com o fluxo constante de moradores e turistas, o espaço acabou gerando mais renda”, completa Yasmin.
Para Cássia Lima, 28 anos, a orla passou a ser destino diário. “Vou mais vezes pra correr e comer nos quiosques. Agora, temos um espaço para os jovens praticarem esporte em frente à orla. É um conjunto de coisas que fazem esse lugar ser maravilhoso: o vento, os pássaros e a calmaria do final de tarde, poder respirar ar puro olhando para a beleza da nossa maré”, destaca.
Na avaliação do professor Rondi Palha, 47 anos, a nova estrutura impacta também na sensação de segurança. “Acredito que a orla trouxe mais lazer e segurança para os moradores. É um espaço bem cuidado e iluminado, o que aumenta a sensação de segurança, especialmente à noite. Além disso, percebi um aumento no movimento de turistas desde a inauguração”, assegura o morador.
Estrutura acessível - A primeira etapa da obra tem 300 metros de extensão, com chafariz em formato de barco, bancos, lixeiras, parque infantil, calçadas acessíveis com piso tátil, mirante, quiosques de lanche e banheiros. O espaço também homenageia os pescadores de São Caetano, com o monumento central em ferro e um mural artístico retratando o cenário ribeirinho.
Na entrega da obra, o governador Helder Barbalho destacou o potencial turístico da região. “Estou em São Caetano de Odivelas entregando a orla da cidade. Esse lugar é lindo, um paraíso com o Atlântico, uma área de pesca esportiva muito forte, da pesca artesanal que gera emprego, gera renda, e o turismo aqui tem um potencial fantástico. E agora, com essa orla, venham conhecer São Caetano de Odivelas. É linda; um paraíso”, afirmou Helder Barbalho.
Turismo e cultura - Com a nova orla, a cidade atrai mais visitantes interessados em conhecer a paisagem do Rio Mojuim, a gastronomia típica (com destaque para o caranguejo) nos quiosques e a cultura local, representada em elementos como os tradicionais “cabeçudos” e os pierrôs, que utilizam cabeças e máscaras confeccionados com paneiros e papel machê.
O espaço tornou-se também referência para eventos culturais e esportivos, fortalecendo a economia e a autoestima da população.
"A nova Orla de São Caetano de Odivelas é mais um equipamento público entregue pelo Governo do Pará que garante a melhoria da qualidade de vida da população, ampliando as condições de lazer dos moradores com mirante, quiosques e calçadas acessíveis. Além disso, proporciona novas condições para as famílias que vivem do turismo, fomentando não só a economia da cidade, mas da Região de Integração Guamá", disse Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas.
