Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos da Escola São Francisco, em Belém, ganham prêmio de luta contra trabalho infantil

O concurso Cartaz e Faixa Sustentável foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8)

Por Lilian Guedes (SEDUC)
26/10/2025 15h38
Alunas e direção da Escola Estadual São Francisco de Assis, do Tapanã, recebem premiação do ministro do TST, Lelio Bentes

Alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Tapanã, em Belém, conquistaram o 1º lugar no concurso “Concurso Cultural Cartaz e Faixa Sustentável”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), pela Campanha do Círio 2025. A premiação ocorreu na sexta-feira (24). 

A campanha incentiva a aprendizagem dos alunos, por meio da arte e da educação ambiental, com foco na temática do combate ao trabalho infantil, proporcionando conscientização para todos em escolas e nas romarias do Círio.

Pela primeira vez participando, a unidade de ensino, vinculada à Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 8, venceu e recebeu o prêmio das mãos do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes.

A aluna Paola Fabiele Cavalheiro, do 4º ano, participante da confecção do cartaz conta que “o concurso foi bom, e falaram que as crianças não podem trabalhar e é muito importante que as crianças estudem sobre o trabalho infantil”, disse. 

A diretora da escola, Milene Souza, ressalta que campanhas como essa são estímulo para as crianças, e à conscientização coletiva. 

“Ficamos honrados com a premiação, nosso cartaz foi uma produção coletiva com alguns  alunos da escola, por meio da conscientização sobre o quanto danoso é o trabalho infantil na vida de uma criança e levando-os a entenderem a importância da garantia dos seus direitos, expressando esse aprendizado por meio da arte e da educação sócio- ambiental".

As professoras Elza Melo e Rosemary Carvalho mediaram essa construção de forma assertiva e transdisciplinar”, ressaltou a diretora. Com apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria do Círio de Nazaré, o concurso foi voltado para as escolas públicas e entidades da capital paraense.