Alunos da Escola São Francisco, em Belém, ganham prêmio de luta contra trabalho infantil
O concurso Cartaz e Faixa Sustentável foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8)
Alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Tapanã, em Belém, conquistaram o 1º lugar no concurso “Concurso Cultural Cartaz e Faixa Sustentável”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), pela Campanha do Círio 2025. A premiação ocorreu na sexta-feira (24).
A campanha incentiva a aprendizagem dos alunos, por meio da arte e da educação ambiental, com foco na temática do combate ao trabalho infantil, proporcionando conscientização para todos em escolas e nas romarias do Círio.
Pela primeira vez participando, a unidade de ensino, vinculada à Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 8, venceu e recebeu o prêmio das mãos do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes.
A aluna Paola Fabiele Cavalheiro, do 4º ano, participante da confecção do cartaz conta que “o concurso foi bom, e falaram que as crianças não podem trabalhar e é muito importante que as crianças estudem sobre o trabalho infantil”, disse.
A diretora da escola, Milene Souza, ressalta que campanhas como essa são estímulo para as crianças, e à conscientização coletiva.
“Ficamos honrados com a premiação, nosso cartaz foi uma produção coletiva com alguns alunos da escola, por meio da conscientização sobre o quanto danoso é o trabalho infantil na vida de uma criança e levando-os a entenderem a importância da garantia dos seus direitos, expressando esse aprendizado por meio da arte e da educação sócio- ambiental".
As professoras Elza Melo e Rosemary Carvalho mediaram essa construção de forma assertiva e transdisciplinar”, ressaltou a diretora. Com apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria do Círio de Nazaré, o concurso foi voltado para as escolas públicas e entidades da capital paraense.
