BOPE da PMPA participa de treinamento interagências com forças de elite do Exército e da Polícia Federal em preparação para a COP30
Atividade em Goiás reforçou integração e aperfeiçoamento técnico das forças de segurança para grandes operações durante a conferência climática_
Durante os dias 21 e 23 de outubro, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Pará participou da Interagência de Caçadores, treinamento coordenado pela Divisão de Reconhecimento e Caçadores (DRC) do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (COpEsp), realizado em Goiânia. A capacitação contou também com a presença do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal e do 6º Destacamento de Operações de Forças Especiais (6º DOFEsp) do Exército. O principal objetivo foi aperfeiçoar o trabalho conjunto entre forças de elite em operações de alto risco, no contexto de preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será sediada em Belém, no mês de novembro.
O BOPE atuou lado a lado com o Exército e a Polícia Federal, demonstrando alto nível técnico e capacidade de integração operacional. “A participação do BOPE nesse tipo de treinamento reforça o nosso compromisso com o aprimoramento técnico e a integração entre forças. Estamos nos preparando para qualquer cenário, especialmente diante da responsabilidade que o Pará terá com a realização da COP30”, destacou o tenente-coronel Rocha, comandante do BOPE da PMPA.
Simulações e novas tecnologias
No dia 23, a programação incluiu oficinas de progressão em áreas de alto risco, com forças reativas figurantes e uso de equipamentos de simulação a laser D7. As equipes também acompanharam demonstrações de materiais do Batalhão de Ações de Comando (BAC) e participaram de uma simulação de captura de elemento terrorista em área de moradia desordenada, utilizando a viatura blindada Guarani e a tecnologia RMAX, que permite o controle remoto de metralhadoras embarcadas.
As atividades foram encerradas com uma exposição de materiais de Desativação de Explosivos (EOD) e um briefing conjunto para avaliação de desempenho e identificação de oportunidades de aprimoramento. A presença do BOPE na Interagência de Caçadores reforça o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento da Polícia Militar como força estratégica na construção de uma segurança pública moderna, integrada e preparada para enfrentar desafios de alta complexidade, reafirmando a dedicação da instituição à proteção da população paraense.
