Fundação Hemopa realiza campanha de doação de sangue no Centro Universitário da Amazônia
Ação realizada no campus da Uniesamaz, em Belém, mobilizou alunos e professores para fortalecer os estoques de sangue do Estado
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta quinta-feira (23), uma campanha de doação de sangue em parceria com o Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz), localizado no bairro do Reduto, em Belém. A ação faz parte do cronograma de coletas externas da Fundação, que busca aproximar o ato de doar do público jovem, a fim de ampliar a cobertura de atendimento em toda a capital. Uma estrutura completa foi montada no campus, com sala de triagem, consultórios e cadeiras de coleta, garantindo conforto e segurança aos voluntários.
A iniciativa também reforça a importância da integração entre o Hemopa e instituições de ensino superior, promovendo solidariedade e cidadania entre os estudantes e funcionários do Centro Universitário.
De acordo com Perla Santarosa, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Hemopa, a ação é resultado de uma articulação com a Uniesamaz, instituição que mantém o compromisso com a responsabilidade social. “A campanha de hoje é fruto de uma parceria muito importante com o Centro Universitário da Amazônia, que envolve seus alunos nesse processo de doação de sangue e fortalece a cultura da solidariedade”, destacou.
Cidadania - Para a professora Andréa Monteiro, coordenadora do curso de Biomedicina da Uniesamaz, a parceria com o Hemopa já se consolidou como parte do calendário acadêmico, e contribui diretamente para a formação cidadã dos alunos. “Essa parceria com o Hemopa já acontece há dois anos, e sempre mobiliza nossos estudantes de Biomedicina de forma muito engajada. É uma experiência gratificante, que reforça o papel social e profissional de cada aluno, mostrando a importância de participar de campanhas de saúde e de doar sangue”, ressaltou a professora.
Entre os voluntários, Yasmin Carvalho, aluna do curso de Direito, relatou a satisfação em participar pela primeira vez de uma campanha de doação. “Foi a minha primeira doação, e eu achei uma experiência muito boa. Nunca tinha me interessado antes, mas gostei tanto que quero doar outras vezes. Acho que outras faculdades também deveriam fazer o mesmo, porque é uma ação que salva vidas e faz bem pra gente, também”, contou a estudante.
