Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO INDUSTRIAL
English Version

Codec apresenta à empresa Circlua S.A. vantagens competitivas da ZPE de Barcarena

Modelo industrial avança no Pará e avalia enquadramento futuro ao regime de ZPE, conforme maturação técnica e decisão da esfera federal.

Por Thais Menezes (CODEC)
22/10/2025 15h04

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), representantes da empresa Circlua S.A., para apresentação do projeto industrial que está sendo implantado no Pará e que estuda eventual produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, face a futuros projetos ferroviários para o porto de Vila do Conde. A reunião teve como objetivo alinhar requisitos e fluxos institucionais do Estado, já que a ZPE segue em desenvolvimento, aguardando decreto de autorização federal.

Participaram da reunião o diretor de Estratégias e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues; a gerente de Atendimento a Novos Negócios, Sabrina Sena; o assessor Evandro Diniz; e, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o coordenador da Diretoria de Energia, Gabriel Cardoso. A Circlua foi representada pelo diretor financeiro, Alexandre Rocha, e pelo gerente de Relações Governamentais e Institucionais, Daniel Argento.

O projeto prevê a instalação da primeira planta industrial em Parauapebas, com tecnologia voltada à transformação de estéril minerário em insumo cimentício de baixo carbono. A Circlua já opera uma unidade piloto em Minas Gerais e avança agora para a fase de implantação em escala industrial no Estado. Como o modelo produtivo nasce com vocação exportadora, o desenho logístico considera, em estudo, o uso da ZPE de Barcarena, caso o regime seja efetivamente autorizado na esfera federal.

“O Pará reúne condições industriais e institucionais favoráveis à expansão do projeto", afirmou Alexandre Rocha. “Buscamos a Codec para entender o rito de enquadramento e avaliar, com maturação e segurança, a possibilidade de operar a etapa exportadora via ZPE no momento oportuno”, completou. 

A Codec apresentou aos executivos o funcionamento do regime, os critérios de habilitação e o status do processo federal da ZPE, que aguarda deliberação em Brasília. A Circlua também informou sobre outras frentes já em andamento pelo Estado: o licenciamento ambiental conduzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); a análise de incentivos na Sedeme e a apresentação institucional realizada na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

No encontro, Sabrina Sena tratou do fluxo de atendimento a novos investimentos, enquanto Daniel Argento destacou a construção gradual do projeto, que avança em bases técnicas e regulatórias.

“O papel do Estado é garantir previsibilidade e ambiente institucional seguro para empreendimentos que tratam sua implantação com seriedade”, afirmou Pádua Rodrigues. “A análise quanto ao uso da ZPE será feita no tempo correto, dentro do rito legal, acompanhando a evolução do projeto e do próprio regime”, finalizou.

Com a agenda, a Codec passa a atuar no acompanhamento direto do projeto, orientando os próximos passos junto aos demais órgãos estaduais e organizando o fluxo institucional necessário para a etapa de avaliação futura quanto ao regime de ZPE.