Obras de modernização da Estação Cidadania Guamá avançam e alcançam 75%
O objetivo principal é oferecer, em um único local, uma ampla variedade de serviços gratuitos que facilitam o cotidiano da população e tornam suas demandas diárias mais ágeis

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), segue comprometido em garantir serviços públicos de qualidade à população paraense. Como parte desse compromisso, as obras de modernização da Estação Cidadania Guamá, em Belém, já atingiram 75% de execução.
A cada etapa, as obras avançam, transformando a Estação Cidadania Guamá em um espaço mais moderno, acessível e acolhedor para toda a comunidade. O objetivo principal é oferecer, em um único local, uma ampla variedade de serviços gratuitos que facilitam o cotidiano da população e tornam suas demandas diárias mais ágeis.

“Já alcançamos 75% de execução das obras de modernização da Estação Cidadania Guamá e seguimos avançando com responsabilidade e planejamento para entregar um espaço totalmente renovado, moderno, acessível e acolhedor. O objetivo é que a comunidade tenha, em um só local, acesso facilitado a diversos serviços gratuitos, que ajudam a resolver demandas do dia a dia de forma mais prática e eficiente. Esta obra reflete a preocupação do governo em aproximar o cidadão dos serviços públicos e garantir um atendimento digno e humanizado”, afirmou o assessor técnico da Seplad, André Pontes.
O motorista Edilton Silva utilizou diversas vezes os serviços da Estação Cidadania Guamá e elogiou o atendimento, o espaço e a oferta de serviços em um único local.
“É ótimo ter um ambiente com vários locais de atendimento. Nosso tempo é corrido, e se pudermos resolver várias situações do cotidiano em um só lugar, isso ajudará muito. Estou muito ansioso para que o local seja ainda mais modernizado e agilizado”, afirmou.
Entre os órgãos previstos na unidade estão o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran); a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster); a Polícia Civil (PC); o Banpará, e o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Eles vão oferecer serviços como: emissão de documentos (RG, carteira de trabalho digital); atendimentos do Detran (habilitação e veículos); além de atendimentos do Iasep (saúde), da Seaster (seguro-desemprego e mercado de trabalho) e da Defensoria Pública (orientação jurídica).

Assim, a Estação Cidadania Guamá amplia ainda mais o leque de atendimentos disponíveis, oferecendo mais praticidade e segurança para quem precisa de serviços essenciais, reunidos em um só lugar.
As obras na Estação Cidadania Guamá continuam com o objetivo de tornar esse um ponto de referência na oferta de serviços públicos à população. A iniciativa visa expandir o acesso a atendimentos de qualidade, promover a inclusão e cidadania, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Para a feirante Jacirene Teles, que atua há onze anos em frente ao prédio da Estação, a modernização trará benefícios tanto para os cidadãos, que utilizam os serviços, quanto para os feirantes que atuam nas proximidades, proporcionando mais conforto, movimentação e oportunidades para todos.
“Com a modernização, vai melhorar muito para as pessoas que utilizam os serviços e, para nós, feirantes. Já utilizei vários serviços na Estação, como a questão do atendimento da concessionária de energia e os Correios. Com a modernização, a situação vai melhorar e ajudar bastante a população”, contou Jacirene.
A unidade também passa por intervenções internas, com a troca do piso, forro, pintura e ajustes na climatização. Além disso, o ambiente será ampliado, tornando o espaço ainda mais preparado para atender a população com conforto e dignidade.